Cidade

Chuva de um mês desaba sobre Salvador em apenas uma hora

As chuvas foram motivadas por uma frente fria que se aproximou do litoral baiano

Foto: Alberto Oliveira | LEIAMAISba
A Climatempo alertou para chuva volumosa na capital baiana

Salvador foi atingida por um forte temporal na tarde e início da noite desta quinta?feira (20 de novembro), feriado de Dia da Consciência Negra, que deixou diversos pontos alagados, provocou deslizamentos e acionou equipes de emergência.

Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), foram registrados volumes de chuva de aproximadamente 80 mm em apenas uma hora, valor próximo ao total médio para todo o mês de novembro na cidade. 

As chuvas foram motivadas por uma frente fria que se aproximou do litoral baiano, aumentando a concentração de nuvens carregadas sobre a capital, o que elevou o risco de alagamentos, deslizamentos e danos à infraestrutura. 

Em balanço preliminar, a Defesa Civil informa que o volume de chuva registrado chegou a cerca de 80 mm em uma hora, o que equivale a quase 75% da média histórica de precipitação para todo o mês de novembro em Salvador (108,2 mm). 

Foram apontados acumulados superiores a 50 mm em regiões como Barra e Nordeste de Amaralina, segundo a Codesal. 

Segundo o levantamento, áreas como o Rio Vermelho registraram cerca de 72,2 mm, e outros bairros como Arenoso, Federação e Cabula também ultrapassaram 50 mm em curto período. 

Fique sabendo
A força da chuva

-- Chuva fraca: abaixo de 5 mm/h
-- Chuva moderada: entre 5 e 25 mm/h
-- Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
-- Chuva muito forte: acima de 50 mm/h

Impactos no trânsito e infraestrutura

A intensidade da chuva causou alagamentos em vias importantes da cidade, como a Avenida Garibaldi, a Avenida Centenário e a Avenida Gal Costa, dificultando o tráfego de veículos e provocando interrupções de circulação. 

Houve registro também de deslizamento de terra na Avenida Luiz Eduardo Magalhães, bairro do Calabar, além de bairros como Sussuarana e Vale do Canela estarem entre os afetados. 

A travessia marítima entre Salvador e Mar Grande, na Ilha de Itaparica, foi suspensa temporariamente em razão do mau tempo. 

Também foi registrada interrupção no abastecimento de energia elétrica no bairro do Imbuí, motivando atuação reforçada da concessionária Neoenergia Coelba. 

Alerta meteorológico e segurança pública

A Climatempo alertou para chuva volumosa na capital baiana, destacando que a frente fria que chegava estimulava nuvens carregadas e que os volumes de precipitação entre as últimas horas e as próximas poderiam superar os 100 mm em 48 horas. 

A Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia) informou que o aviso emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) para a região apontava risco de chuva entre 50 e 100 mm no dia, com possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. 

O diretor?geral da Codesal, Sosthenes Macedo, reforçou que as equipes estão em regime de plantão 24 horas e orientou a população para que, em caso de risco, ligue para o número 199 e aguarde vistoria técnica para garantir a segurança. 

A chuvarada desta quinta?feira ocorre em um momento em que Salvador já registra volumes elevados de precipitação para o período. Conforme análise da Climatempo, a média histórica de chuva para novembro é de 108 mm, e nessa semana já havia registros entre 100 mm e 140 mm em diversos pontos da cidade. 

O fenômeno de frente fria que chegou ao litoral da Bahia é o terceiro do mês, provocando instabilidade em várias regiões do estado. 

Historicamente, episódios de chuva intensa no fim do ano demandam atenção redobrada em regiões de encostas ou com drenagem urbana insuficiente -- fenômenos que se repetem em Salvador por conta de sua topografia e urbanização.

As autoridades recomendam:

-- Evitar transitar por ruas alagadas ou que estejam com risco de deslizamento

-- Permanecer em locais seguros, fora de áreas de encostas instáveis ou margens de córregos que possam transbordar

-- Desligar aparelhos elétricos em caso de inundação ou infiltração

-- Acionar 199 para a Codesal em caso de emergência ou risco iminente

A previsão indica que as condições de instabilidade poderão persistir na sexta?feira (21), com possibilidade de novos acumulados elevados.