
O Grêmio está pelo menos com uma mão nos playoffs das oitavas de final da Sul-Americana. Na noite desta terça-feira (07), em jogo válido pela quarta rodada do Grupo D, foi até o Peru e ficou no empate sem gols com o Atlético Grau, no estádio Alejandro Villanueva. Mas, perdeu a chance de assumir a liderança da chave e viu o Godoy Cruz-ARG abrir distância na primeira colocação.
De qualquer forma, o Grêmio está vice-liderança do Grupo D e está com um pé na próxima fase. Afinal, está seis pontos na frente do próprio adversário, que ainda tem pequenas chances de avançar e tem dois pontos. O Godoy Cruz venceu o Desportivo Luqueño, no Paraguai, por 1 a 0 e foi aos dez pontos somados, abrindo distância na primeira colocação.
A equipe tricolor chegou pela primeira vez com maior perigo aos quatro minutos. Alysson fez jogada individual pelo lado direito para deixar o marcador comendo poeira na velocidade e ingressar na área. Rapidamente ele cruzou rasteiro na risca da pequena área e a zaga afastou na hora certa para evitar o gol. Aos 11 minutos, o Grêmio adiantou a marcação na saída de jogo do Atlético Grau e Alysson desviou a bola. O toque virou um passe para Arezo dentro da área peruana. De primeira, ele bateu cruzado na saída do goleiro, mas a bola passou à direita.
O time da casa teve seu primeiro oportunidade em contra-ataque aos 17 minutos. A bola foi aberta para o corredor direito e o cruzamento veio rápido na área. Na primeira trave, livre, o atacante furou o cabeceio e a bola passou na pequena área gremista até Igor Serrote afastar o perigo. Dois minutos depois, Franco arriscou o chute da meia-lua da grande área. Alysson se atirou para desviar a conclusão e a bola passou perto do ângulo direito de Tiago Volpi.
Depois disso o jogo ficou sob domínio do Tricolor, que procurou valorizar a posse de bola e controlar a partida. Assim, trocou vários passes na intermediária ofensiva, mas não conseguia acertar o último passe para transformar o domínio em oportunidades. Chegou perto do gol peruano, usando bastante as laterais do campo, mas sem maior efetividade.
Aos 37 minutos, Sandoval escapou pelo lado direito e fez o cruzamento no primeiro pau. Bandiera se adiantou à defesa e desviou de carrinho. A bola explodiu no pé da trave esquerda e se perdeu à linha de fundo. Escapou o Tricolor. No minuto seguinte, Alysson recebeu o passe na intermediária para arriscar o chute de fora, porém a bola subiu muito e passou longe da meta.
Em combinação de jogada pelo lado esquerdo aos 44 minutos, Luan Cândido chegou ao fundo do campo e fez o cruzamento na segunda trave. Arezo e Alysson fecharam no setor e a bola ficou presa entre o zagueiro e o extrema gremista. A arbitragem acabou marcando o toque de mão do atacante do Tricolor.
Para a etapa complementar, o técnico Mano Menezes fez uma substituição no Tricolor. Saiu Luan Cândido para a entrada de Cristian Olivera. Em cobrança de falta lateral da intermediária aos quatro minutos, Cristaldo lançou na segunda trave. Dois jogadores do Atlético Grau atacaram a bola e mandaram contra o patrimônio. O goleiro Álvarez encaixou sem problemas no centro da meta.
Na sua primeira investida mais forte, aos sete minutos, Cristian Olivera trouxe da esquerda para o centro e arriscou o chute rasante de longa distância. Mais uma vez o arqueiro Álvarez agasalhou a bola no meio. A primeira parada para trocas no segundo tempo teve as saídas de Cristaldo e Cuéllar, para as entradas de Monsalve e Ronald, respectivamente.
Aos 25 minutos, Olivera tabelou com Monsalve para chegar ao fundo pela esquerda e tentar o passe no meio da área. A zaga tirou para escanteio do jeito que deu. Na sequência, o escanteio foi tirado para o lado. Monslave cobrou rápido o lateral e passou a bola para Olivera. Do bico da grande área ele arriscou o passe em direção ao gol, mas ninguém conferiu para tirar do arqueiro peruano que defendeu sem dar rebote.
Em nova substituição, Alysson deixou o gramado para a entrada de André Henrique. Em boa jogada coletiva aos 30 minutos, o Grêmio rodou a posse da esquerda para a direita de ataque. Olivera deu o passe no fundo do campo e Igor fez o cruzamento na marca do pênalti. Arezo saltou para tornear de cabeça, mas a bola tomou altura e caiu atrás do arco adversário.
Na reta final do duelo o Grêmio passou a pressionar mais o adversário contra seu campo de defesa em busca da vitória. Teve boas chegadas em conclusões de cabeça de Arezo, mas faltou um melhor acabamento para transformar em gol. Depois disso, a equipe tentou seguir atacando, mas encontrou o time da casa fechado para somente defender. Mesmo com as investidas, o placar seguiu fechado até o apito final.
O Tricolor volta a atuar neste sábado, quando buscará a terceira vitória em casa pelo Campeonato Brasileiro, ao receber o RB Bragantino na Arena, às 18h30.