O MAC_Bahia recebe, de 12 de abril a 13 de julho, a exposição “Sonia Gomes – Barroco, mesmo”, com 60 obras e fotos inéditas. A mostra dialoga com o barroco brasileiro e terá desdobramentos em Ouro Preto e São Paulo. Inclui debates, oficinas e lançamento de livro sobre a artista.
O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia) recebe, a partir de sábado (12 de abril) até o dia 13 de julho, a exposição “Sonia Gomes – Barroco, mesmo”, primeira mostra institucional da artista em solo baiano.
A exposição propõe um diálogo entre a poética contemporânea da artista mineira e o legado do barroco brasileiro, reunindo cerca de 60 obras de diferentes fases da trajetória de Sonia Gomes, além de fotografias inéditas da artista em seu ateliê, registradas pela fotógrafa baiana Lita Cerqueira.
A exposição ocorre em duas etapas, em Salvador e Ouro Preto (MG) que, posteriormente, convergem em uma única mostra no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, de novembro de 2025 a março de 2026.
A abertura acontece a partir das 10h, com a oficina educativa Palavra-semente, voltada para famílias e conduzida por Mariana Per, gerente de Educação do Instituto Tomie Ohtake.
Às 14h, será realizada a mesa de debate Barroco ressignificado: memória e arte colonial em Salvador, com a participação da arquiteta Alejandra Muñoz, da historiadora Wlamyra Albuquerque e do urbanista Nivaldo Andrade.
Encerrando as atividades do dia, às 16h, o público poderá acompanhar uma roda de conversa com a artista Sonia Gomes, o curador Paulo Miyada, o diretor do MAC_Bahia, Daniel Rangel, e a artista Goya Lopes.
Livro e lançamento - A exposição é acompanhada pelo lançamento do livro Sonia Gomes – Assombrar o mundo com beleza, publicado pela editora Cobogó e organizado por Paulo Miyada.
A publicação reúne imagens de obras recentes da artista, além de cadernos de anotações e cartas, revelando detalhes de seu processo criativo.
O livro estará à venda no MAC_Bahia durante todo o período expositivo, com lançamento oficial previsto para o dia 25 de abril, em São Paulo.