A história do Carnaval de Salvador 2025 começa oficialmente nesta quinta-feira (27 de fevereiro), com show na Praça do Campo Grande, reunindo 15 artistas.
A abertura será às 15h30, quando o Trio 40 Anos de Axé será o palco da entrega das chaves da cidade, feita pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, ao Rei Momo, com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Logo depois, começa a festa do Axé Music. Para começar, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Lazinho e 30 percussionistas do Olodum cantam clássicos como Faraó, Requebra e Dandalunda, acompanhados por alas dos blocos Afro e de afoxés como Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Malê Debalê, Muzenza e Commanche do Pelô.
Em seguida, Daniela Mercury se junta para cantar outros hinos como Canto da Cidade e Maimbê.
E assim seguirá o show, com artistas se apresentando sempre em duplas. Gilmelândia e Ricardo Chaves trazem Bate Lata e É o Bicho; Felipe Pezzoni e Serginho cantam Minha Pequena Eva e Maria Joaquina; Carlinhos Brown, Claudia Leitte e Sarajane tocam We Are Carnaval, Chame Gente, Água Mineral, A Roda, entre outros hinos dos 40 anos do Axé Music. Também se apresentam Xanddy Harmonia e Márcio Victor.
Para Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), que organiza a festa, "é uma homenagem justa aos artistas que formaram esse movimento tão forte, e que nutre o nosso Carnaval há tantos e tantos anos".