Bahia

Refinaria de Mataripe passa a usar drones para aumentar segurança

A tecnologia facilita inspeções em áreas de difícil acesso

Foto: Acelen
O drone é equipado com câmeras de alta resolução
Leia Mais Rápido
A Acelen implementou drones de alta tecnologia na manutenção da Refinaria de Mataripe, melhorando segurança e eficiência. Além disso, adota inspeções avançadas, como escaneamento 3D e sensores de corrosão. Com R$ 2 bilhões investidos em modernização, a refinaria fortalece a Indústria 4.0 e representa 14% da capacidade de refino do Brasil.

A Acelen adota drone de última geração na área de manutenção da Refinaria de Mataripe, reforçando a segurança e a eficiência operacional.  A tecnologia permite inspeções precisas em ambientes industriais desafiadores, aprimorando a detecção de falhas, eliminando riscos aos colaboradores e aumentando a confiabilidade da planta. 

O drone utilizado na Refinaria de Mataripe é equipado com câmeras de alta resolução, termográficas, sensores de proximidade anticolisão, incluindo GPS de navegação e mapeamento preciso, barreiras de segurança antifalhas. Todas essas tecnologias garantem voos seguros, mesmo em ambientes adversos. 

“Com o apoio integrado das equipes de Operação, Segurança, Saúde, Meio Ambiente (SSMA), Manutenção e Planejamento, a área de Integridade da refinaria já realizou inspeções com uso de drone em diversas aplicações complexas, como torres de processo, queimadores da tocha do flare, que estão à 110m de altura e com temperatura de 160°C, além de teto de tanques, tubovias e espaços confinados. O processo ficou ainda seguro ao evitar exposição a riscos e mais eficiente”, ressalta Celso Ferreira, VP de Operações da Acelen.

Além do uso de drone, foram adotadas novas tecnologias de inspeção na Refinaria de Mataripe, como o escaneamento 3D, robô C-scan, ensaio PECA (Pulsed Eddy Current Array) e Gas Finder, para avaliação de corrosão em equipamentos e linhas de transmissão de produtos.

A Acelen coloca a inovação na manutenção como centro das atenções das operações na Refinaria de Mataripe para conquistar mais eficiência e segurança no refino do petróleo.

Com investimentos de mais de R$ 2 bilhões na recuperação e modernização da refinaria, também foi criado o Centro Integrado de Manutenção (CIM), que monitora em tempo real parâmetros operacionais que impactam na integridade dos ativos, garantindo maior desempenho operacional ao prevenir falhas e paradas não programadas.

“Recentemente, o nosso Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE) passou por nova manutenção da certificação do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), trazendo mais benefícios nos processos de inspeção e, consequentemente, na segurança das instalações. O futuro da indústria está na renovação constante e no avanço em eficiência e segurança. Estas iniciativas fortalecem nossos pilares de Indústria 4.0 e trazem benefícios significativos para as operações. Nosso compromisso é com a excelência e muito nos orgulha essa trajetória de melhorias na Refinaria de Mataripe”, comenta Ferreira. 

A Refinaria de Mataripe está entre as três mais modernas da América Latina, sendo a segunda maior do Brasil e a principal exportadora da Bahia. Ela representa 14% da capacidade de refino do país, 42% do Nordeste e 80% do Estado, contribuindo com 17% do ICMS e 10% do PIB baiano.