Pedro Oliveira

91º aniversário de Conceição do Coité

Houve exposição de carros antigos, contando com cerca de 400 veículos

A rainha do sisal, como é conhecida a hospitaleira cidade de Conceição do Coité, na região sisaleira, a 210 quilômetros de Salvador, que chegou neste domingo, 7 de julho a 91 anos de emancipação e história, de um povo que traz a marca do trabalho e do amor por sua terra, onde teve o dia maior da cidade, marcado por uma missa festiva na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o hasteamento de bandeiras, lançamento de um livro e também exibição de curtas metragens no Centro Educacional Ana Rios de Araújo.

Houve também, exposição de carros antigos, contando com cerca de 400 veículos de colecionadores de várias regiões da Bahia, com relíquias, a exemplo da réplica do Shelby Cobra 427 de 1966, caminhonete Ford F3 de 1951, Maverick V8 de 1973, Itamaraty de 1966, Dodge Magnum de 1979, Mustang GT 1979, Chevrolet 3100 de 1958, Karmann-Ghia de 1962, Rural Willys da década de 1960 a 1970, Chevrolet Impala, que ficou no mercado por seis décadas, além de Veraneios, Kombis, Fuscas, Opalas, entre outros veículos.

Na sexta e no sábado, as atividades estiveram voltadas para apresentações de quadrilhas, teatro, a Orquestra Sisaleira, dança e capoeira, isso tudo no Centro Educacional Ana Rios de Araújo, que passou por obras de requalificação em sua estrutura física. Com a reforma, a unidade ganhou novas dependências e o auditório com capacidade para mais de 250 pessoas sentadas, recebendo novas poltronas, moderno sistema de iluminação, de sonorização e climatização, entre outras benfeitorias, como forma de valorizar os artistas filhos da terra.

Na quarta-feira (03), os moradores da Sede, conheceram o Museu Municipal Maria Neves, que conta com um grandioso acervo cultural, doado pelo poeta e cordelista, Carlos Neves. Na terça-feira (02), os habitantes do Distrito de Almas, celebraram a revitalização da Praça Zeferino Carneiro, que passou a contar com parque infantil, paisagismo, iluminação em led, nova infraestrutura de piso, pergolados, espaço de apresentações culturais e arquitetura lúdica.

Dos 29 gestores que o município já teve ao longo dos 91 anos de independência política, de 1931 a 2024, nove foram intendentes nomeados pelo Governo do Estado, tendo Vespasiano da Silva Pinto como primeiro dessa classe. Em 1948, Theócrito Calixto da Cunha foi eleito com o voto dos coiteenses, primeiro prefeito da comunidade para o exercício de 1948/1951, retornando ao poder em 1955 para mais quatro anos de mandato.

De 1948 até o momento, o município teve 20 prefeitos eleitos pelo voto do povo, 13 nomes diferentes: Emídio Ramos Gordiano; Antônio Ferreira de Oliveira; Theognes Antônio Calixto, que faleceu no exercício do cargo; Manoel Antônio Pinheiro (médico); Hamilton Rios de Araújo (03 vezes); Walter Ramos Guimarães (02 vezes); Ewerton Rios D’Araújo Filho (03 vezes); Diovando Carneiro que também faleceu no exercício do cargo; Wellington Passos de Araújo; Renato Souza dos Santos, Francisco de Assis (02 vezes). O atual prefeito é Marcelo Passos de Araújo, que exerce o cargo pela primeira vez.