Pedro Oliveira

Cidade de Ichu realiza São João preservando o forró

O casamento caipira e as quadrilhas caipira são outras atrações

Com o tema “Cidadezinha do Interior”, título de música do forrozeiro ichuense Elmo Carneiro, a acidade de Ichu, na entrada do semiárido baiano, a 180 quilômetros da capital baiana, comemora de 21 a 24 deste mês, a maior festa popular do nordeste brasileiro, preservando o autêntico forró, os produtos de valores artísticos culturais da região.

Mostrar, através do festejo, a pujança de uma das menores cidades do país, mas que sempre comemora de forma singular e autêntica o São João, é a meta da administração local, como diz o prefeito Zé Gonzaga “uma cidade territorialmente pequena, mas de uma pujança de um enorme potencial realiza o São João para atrair filhos da terra, hoje em outros municípios como Feira de Santana, Salvador, Diadema, Aracaju entre outros, além de muitos visitantes”.

Com a visão de valorizar a criatividade de seus artistas, a Diretoria de Cultura e o Departamento de Turismo do Município homenageia o filho Elmo Carneiro autor do forró Cidadezinha do Interior referenciando como símbolo temático do São João de 2024, até mesmo no cenário decorativo. Uma das manifestações mais crítica a ser mostrada é a queima das fogueiras – um tronco recheado de brindes e comidas típicas em seus galhos -. Queimado na base, a fogueira desaba e os produtos contidos são retirados festivamente pela multidão.

O casamento caipira e as quadrilhas caipira são outras atrações sem se falar no forró. Ai a parte musical será farta: No dia 21, Raio Estrelar, Olivan Monteiro, Vitor Lopes e Mau na Mulera; Dia 22, Forró do Tico, Menina Faceira, Lukas Lima e Marquinhos Araújo; Dia 23, Duda Andrade (Princesinha), Elmo Carneiro, Eline Martins e Lucas Matos; Dia 24, Aurelino, Tatua, Duguinho e Rafinha Asas.

Além das festas tradicionais nas comunidades rurais, na praça de alimentações da Vila Junina na sede do município, o visitante poderá se deliciar com pratos tipos da época, basicamente oriundos da agricultura familiar, a exemplo de canjica, pamonha, milho assado e cozido, amendoim, derivados do leite, bolos e licores de vários sabores. A decoração junina da Cidadezinha do Interior tem por base a flora regional em especial o sisal significativamente presença na economia do semiárido baiano. O prefeito Zé Gonzaga, agradece o governador Jeronimo Rodrigues, as conquistas obtidas pelo município.