Esportes

Troféu Brasil de Ginástica Artística reúne 87 atletas no Rio de Janeiro

É a última competição dos ginastas antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Foto: Agência Gov | Via MEsp
O torneio faz parte da preparação da Seleção Brasileira

A Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, é a casa da ginástica artística brasileira até o próximo domingo (23/6). A instalação, legado olímpico sob gestão do Ministério do Esporte, recebe a partir desta quinta 87 atletas para o Troféu Brasil da modalidade. Dessa lista, 38 atletas atualmente são bolsistas do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal. E 50 foram contemplados no edital de 2024.

Última competição dos ginastas antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Troféu faz começou nesta quinta (20) com treinos livres abertos para os atletas tanto no masculino quanto no feminino. O torneio faz parte da preparação da Seleção Brasileira, mas também serve para que atletas iniciantes tenham contato com os mais experientes, promovendo o desenvolvimento de talentos da nova geração.

“O Troféu Brasil sendo realizado aqui na Arena Carioca, uma arena olímpica com os mesmos equipamentos que você vai utilizar nos Jogos Olímpicos, isso tudo faz com que os atletas se preparem muito melhor. Não só fisicamente, mas mentalmente e emocionalmente muito mais preparados, porque a casa vai estar cheia, eles vão estar competindo nos mesmos equipamentos, numa estrutura que é similar a uma estrutura que vai ter em Paris”, explica o diretor esportivo da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Henrique Motta.

Para Henrique, a possibilidade de ginastas mais novos competirem juntos de estrelas como Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Jade Barbosa é fundamental para que a ginástica artística do Brasil mantenha um ciclo vitorioso, mirando inclusive as Olimpíadas de Los Angeles, em 2028.

“Isso é um dos grandes segredos do processo de desenvolvimento de qualquer esporte do alto rendimento. É você ter seus ginastas de base inspirados nos seus ídolos. Sem estrelas, você não tem crianças querendo praticar modalidade. Sem crianças querendo praticar modalidade, você não tem estrelas. Isso é um grande ciclo. É necessário que as duas coisas aconteçam ao mesmo tempo. E essa oportunidade que elas têm de dividir o mesmo espaço com Rebecca Andrade faz elas acreditarem que um dia também podem chegar lá”, conta.

Maria Eduarda Montesino é um exemplo disso. Aos 15 anos, ela vai participar do Troféu Brasil pela segunda vez, na prova da trave. A ginasta se inspira nas companheiras de Flamengo – Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Jade Barbosa – para seguir seu caminho na ginástica artística, sonhando em disputar os Jogos Olímpicos.

Para isso, conta com o apoio do Bolsa Atleta. “É importante para a nossa alimentação, comprar equipamentos. Ajuda demais”, explica. Enquanto não chega à Seleção olímpica, Maria Eduarda aproveita para aprender de perto com algumas das melhores ginastas do mundo, e já planeja a torcida para Paris: “Desejo a elas muita sorte, e que elas possam representar o Brasil da melhor maneira.”

Programação

O Troféu Brasil de Ginástica Artística é organizado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), e será transmitido pelo Canal Olímpico do Brasil, na sexta à noite e no domingo. A competição se iniciou nesta quinta (20), com treinos livres. Nesta sexta (21), ocorre a competição classificatória, a partir das 9h30. O sábado (22) é reservado para os treinos dos atletas que se classificaram para as finais.

No domingo (23), haverá as finais pela manhã. A premiação está prevista para as 13h. Os atletas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2024 serão anunciados no fim da competição.