A Orquestra Sisaleira de Conceição do Coité, viaja dia 15 deste mês, para a cidade de Tucson, no Estado do Arizona/USA, onde participará da 16ª edição do Agave Heritage Festival. Segundo o maestro do grupo musical, Josevaldo Nim, embora o Brasil seja o principal produtor de agave (sisal) no mundo, está é a primeira vez que o país é convidado a representar sua cultura no fórum internacional. A viagem do grupo conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado.
O intercâmbio visa fortalecer os laços culturais entre os dois países. De um lado a Orquestra Sisaleira, representando o semiárido brasileiro, e do outro lado o Agave Heritage Festival, com profunda conexão histórico-cultural do agave com as tradições milenares dos habitantes da região do deserto de Sonora.
A Orquestra Sisaleira com 18 componentes, é um grupo musical que incorpora a rica musicalidade baiana, nordestina e brasileira com instrumentos feitos a partir dos resíduos da cadeia produtiva do sisal. Essa apresentação se unirá também com vendas de instrumentos, oficinas de luteria e painéis de discussão sobre o futuro do agave no mundo. “Esse projeto inovador, que se baseia na sustentabilidade e no empreendedorismo na economia criativa, promove a cooperação entre entusiastas da cultura agave no Brasil, Espanha e USA”, comenta o maestro.
Ainda, segundo Nim, este é um festival que celebra as raízes ancestrais desta cultura. Sediado na cidade de Tucson, Arizona/USA, o festival é o maior do mundo e consegue reunir a comunidade agaveira tanto dos EUA quanto do México, para discutir e apresentar a importância cultural, social e ambiental dessas plantas. O festival, que celebrará a 16ª edição, consegue juntar artistas, empreendedores, gastrônomos, cientistas, como também outras instituições do setor, para discutir e enaltecer o passado, o presente e o futuro do agave.
Desde 2012 o grupo Som do Sisal utiliza a madeira de sisal (flecha) para construir instrumentos musicais, realizar oficinas de música e apresentar espetáculos! O primeiro intercâmbio internacional aconteceu em 2017, na cidade de Mérida, no México.
Em 2019, foi a vez da cidade de Sorbas, Espanha, onde na ocasião foram aprimoradas técnicas de construção de instrumentos musicais com agave, em colaboração com o experiente luthier espanhol Timbe Bernardth. Esta oportunidade proporcionou também a primeira parceria internacional, onde o atelier de construção de instrumentos musicais já realizou a exportação de três produtos baianos para comercialização na Espanha.