Casa Acolhedora
Com o objetivo de oferecer apoio e acolhimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde o dia 27 de fevereiro, Conceição do Coité tornou-se o primeiro município da região sisaleira a contar com o Programa Família Acolhedora (PFA), mediante iniciativa da prefeitura local, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
O Programa implantado no município funciona como modelo, a fim de facilitar o retorno da criança aos parentes biológicos ou, em casos específicos, encaminhá-los para uma família substituta. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estima-se que no Brasil, existam aproximadamente 32 mil crianças sob acolhimento, entretanto apenas 1.600 delas desfrutam do ambiente do Programa Família Acolhedora.
A coordenadora da unidade do PFA, Rilza Veira, disse que o município dá um passo importante no sistema de garantias do direto da criança e do adolescente ao implantar o serviço de acolhimento em família acolhedora. A psicóloga Patrícia, citou a relevância do programa para uma cidade onde acaba-se por trazer inúmeros benefícios para a criança e para o adolescente, que por algum motivo precisam ser afastados temporariamente de sua família, e também ao município, acolhendo essas mesmas crianças, onde os benefícios acabam sendo significativos para seu desenvolvimento psicossocial.
No dia 23 de março, o corpo docente da entidade, esteve reunida com moradores do distrito de Salgadália na ADECOSAL, para mostrar a sociedade local, a importância de seu engajamento no programa de acolhimento de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade. A casa acolhedora instalada na rua Carlos Gomes, 84, Praça da Bíblia (área central da cidade), conta com sala de recepção, de coordenação, de atendimento (02), incluindo uma infantil, copa e banheiros, além de um corpo docente formado por uma coordenadora, uma psicóloga e uma assistente social.
Outro ganho importante para a cidade mediante emenda parlamentar do deputado estadual Luciano Araújo, é o kit de equipamentos médico que fará parte do sistema de Unidade Básica de Saúde do município, composto de balança para medição de peso adulto e criança, cadeira de rodas, dermatoscópio para exames dermatológicos, eletrocardioscópio para monitoramento cardíaco, oftalmoscópio e otoscópio para exames oftalmológicos e otológicos, oxímetro de pulso para medir a saturação de oxigênio no sangue e refrigerador hospitalar para o armazenamento de sangue e vacinas. O prefeito de Coité, Marcelo, disse que a destinação dos equipamentos torna-se um marco para a cidade. “Estamos profundamente gratos ao deputado por seu compromisso em fortalecer nossa infraestrutura de saúde e melhorar o acesso aos serviços médicos básicos."