Adiberto de Souza

Governistas caminham para um racha nas eleições de 2024

Está em risco a vitória nas eleições de outubro

Com excesso de pré-candidatos à Prefeitura de Aracaju, a base governista caminha a passos largos para um racha, colocando em sério risco a hipótese de vitória nas eleições de outubro.

É visível a dificuldade do governador Fábio Mitidieri (PSD) em obter um consenso junto aos partidos da situação. Isso ocorre pela falta de liderança do pedessista entre os políticos que lhe dão sustentação no governo.

Enquanto tenta impor a pré-candidatura de seu secretário Luiz Roberto (PDT), Mitidieri assiste à movimentação de bastidores contra o pedetista. Pelo que se observa, caso os também pré-candidatos Fabiano Oliveira (PP), Yandra de André (União), Katarina Feitoza (PSD) e Danielle Garcia (MDB) sejam preteridos, os partidos deles e delas podem tentar carreira solo, mesmo contrariando o governador.

Temendo um racha na base governista e sem liderança para impor um nome, Mitidieri já sugeriu liberar o lançamento de duas candidaturas a prefeito, porém nem isso é consenso entre os que o cercam.

Pelo visto, falta a Fábio Mitidieri o que sobrava no saudoso ex-governador João Alves Filho que, em situações como esta, avisava aos aliados que “o líder não libera, lidera”. Marminino!

Na lanterna do emprego

Novamente, Sergipe apareceu no levantamento do Novo Caged, divulgado ontem, como o estado que menos gerou empregos formais no Nordeste, em fevereiro último. Enquanto a Bahia se manteve em 1º lugar da região com 79.199 postos de trabalho gerados no mês passado, Sergipe figurou na lanterna com apenas 11.285 empregos com carteira assinada. Segundo o Caged do Ministério do Trabalho, depois da Bahia aparecem Pernambuco (49.960), Ceará (48.488), Maranhão (19.392), Paraíba (17.867), Rio Grande do Norte (17.527), Alagoas (13.135), Piauí (12.077). Só Jesus na causa!

Novo desembargador

O Tribunal de Justiça de Sergipe tem um novo desembargador. É o juiz de Direito José Pereira Neto, escolhido pelo Pleno do TJ pelo critério de antiguidade para substituir a desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, que se aposentou este mês. A posse do magistrado vai ocorrer no próximo dia 10, em solenidade agendada para o auditório do Palácio da Justiça Tobias Barreto, em Aracaju. Nascido em Boquim, José Pereira Neto se bacharelou em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, em junho de 1984, tendo ingressado na magistratura sergipana em dezembro de 1989. Boa sorte na nova empreitada!

Sergipe de fora

Sergipe voltou a ficar de fora da nova etapa de distribuição de vacinas contra a dengue. O Ministério da Saúde anunciou, ontem, a liberação do imunizante para mais 154 municípios brasileiros. Até então, 521 municípios haviam sido selecionados para receber as doses e iniciar a vacinação contra a doença na rede pública em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Nesta nova etapa foram contemplados municípios do Espirito Santo, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Quando será que Sergipe vai receber vacinas contra a dengue? Misericórdia!

Na Voz do Brasil

O ministro Márcio Macêdo (PT), da Secretaria-Geral da Presidência da República, foi entrevistado, ontem, na Voz do Brasil. O distinto falou sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. O petista explicou que o recente decreto assinado pelo presidente Lula atualizou as regras de parcerias entre o governo federal e as entidades. Macêdo explicou, ainda, que a alteração do Marco Regulatório foi realizada através de um processo coletivo e público, desde a instalação do Grupo Técnico de Trabalho até a primeira consulta pública do governo federal sobre um ato normativo. Então, tá!

Longe dos livros

Pesquisa mostra que o maior percentual de leitores na população está entre os jovens. Feito pelo Instituto Pró-Livro, o estudo aponta que dos cinco anos de idade até os 24, o índice de leitores é sempre superior ao de não leitores. Na faixa etária de 14 a 17 anos, por exemplo, estão 14% do total de leitores. No grupo entre 50 e 69 anos se encontram 23% dos não leitores e apenas 12% da população que lê. Já uma outra pesquisa feita pelo mesmo instituto revela que a Bíblia continua sendo o livro mais lido pelos brasileiros. Entre as obras mais marcantes, depois da Bíblia aparecem O Sítio do Picapau Amarelo, O Pequeno Príncipe, Dom Casmurro e as coleções Crepúsculo e Harry Potter. Arre égua!

Bem na fita

Aracaju registrou um aumento de 132,7% nos investimentos realizados em 2023, no comparativo com 2022, tornando-se a segunda capital do país que mais investiu no ano passado. É o que revela levantamento publicado, ontem, pelo jornal Valor Econômico. Atrás apenas de Maceió, Aracaju se destacou pela capacidade de ampliar os investimentos de forma consistente. Satisfeito com o resultado, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) afirmou que ao assumir, em 2017, a nossa Barbosópolis tinha uma dívida pública de R$ 540 milhões “e agora alcançamos este índice de investimentos que é destaque nacional”. Ah, bom!

Juntos e misturados

Em São Cristóvão, o PT vai marchar junto com o União Brasil na campanha eleitoral que se avizinha. Os dois partidos, que se bicam nacionalmente, se uniram graças ao prefeito sancristovense Marcos Santana (MDB). A sucessão do emedebista será disputada por seu vice Júlio Júnior (MDB), futuro filiado do União Brasil, ex-partido de Gedalva Umbaubá. A fidalga se filiou recentemente ao PT para se candidatar a vice-prefeita na chapa encabeçada por Júlio Júnior. Nem precisa dizer que essa inesperada aliança política está tirando o sono da oposição ao prefeito Marcos Santana. Crendeuspai!

De volta à Câmara

E quem está retornando à Câmara de Aracaju é o vereador Joaquim da Janelinha (Pros). O distinto reassumirá o mandato na próxima segunda-feira, após ter passado oito meses como secretário municipal de Articulação Política. Nesse período, a cadeira de Joaquim foi ocupada polo desportista Miltinho Dantas (PDT). Na sessão plenária de ontem, o pedetista agradeceu aos vereadores pelo acolhimento e parceria e ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), “pela confiança em nosso trabalho”. Além de retornar ao Legislativo, Joaquim da Janelinha vai se filiar ao PDT para disputar a reeleição. Aff Maria!

Golpe nunca mais

No próximo domingo, o Brasil recorda com tristeza do famigerado golpe militar de 31 de março de 1964. Há 60 anos, as Forças Armadas colocaram o país num tenebroso e longo período de escuridão. Durante mais de duas décadas, brasileiros foram presos, torturados e mortos nos porões da ditadura. Aqui mesmo em Sergipe dezenas de cidadãos sofreram o diabo nas mãos de militares covardes que se encastelaram no quartel do Exército. Felizmente, hoje existe um sólido sentimento de repulsa à arbitrariedade e à tirania. Home vôte!

Vê se pode!

Está no X (antigo Twitter) de ‘O Criador’: “Jesus vai entrar na Justiça para proibir a circulação da Bíblia, por considerá-la uma biografia não autorizada”. Assim também já é demais também!