Pedro Oliveira

ExpoCoité consolida a economia da região sisaleira

Na programação, Feira da Agricultura Familiar e Feira de Negócios

Encerrou-se na noite deste domingo (24), com apresentações de shows musicais, a XXIII ExpoCoité, apontada com a maior Feira Agropecuária, especializada em caprinos e ovinos da região sisaleira.

O evento, apontado como uma das melhores da Bahia, teve início dia 19, no Parque de Exposições Agnaldo Ramos Gomes, onde reuniu quase 300 expositores e mais de 1.000 animais – caprinos, ovinos, bovinos e equinos -, procedente de várias regiões da Bahia e de estados circunvizinhos.

A programação contou com seminários, palestras para agricultores, Feira da Agricultura Familiar, Feira de Negócios, leilão e julgamento de animais.

O chefe de gabinete da Seagri, Luiz Rezende, que esteve representando o titular da pasta, disse que que o órgão estadual tem a obrigação de fortalecer, ajudar, apoiar, e de estar junto com as prefeituras, sindicatos e associações de agricultores, para que Feiras como está, continuem e cresçam ainda mais. “Depende de cada um de nós fazer com que a ExpoCoité se consolide cada vez mais, como uma das maiores do Estado e que traga negócios para a região sisaleira”, comentou.

O presidente da Faeb/Senar e presidente do Conselho do Senar, Umberto Miranda, relatou que a ExpoCoité, é uma referência nacional, retornando com toda pujança, mostrando a capacidade do sertanejo de superar as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Em relação ao sisal, ressaltou que é uma cultura onde prevalece a sustentabilidade no ponto de vista ambiental, por se tratar de uma fibra biodegradável, embora sendo aproveitado apenas 5% da matéria prima, possuindo uma série de utilidades. Enfatiza que a Bahia já teve mais de 400 mil pessoas empregadas no sisal.

Em audiência com Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, na semana passada em Brasília, Miranda comentou que embora a Paraíba com apenas 1% da produção do sisal nacional conta com o órgão federal, não é o que ocorre na Bahia, onde é produzido 98% do sisal brasileiro. Com isso ele quer a implantação de uma representação na região sisaleira. “Precisamos Mudar o modelo e a forma de colher o sisal, bem como a introdução de novas variedades, para que a planta continue sendo uma cultura futurista contemplando novas gerações”, pontuou.

“Se não fosse o dinamismo, a iniciativa e a vontade de trabalhar de Renato Souza, secretário de Agricultura do Município, nós não estaríamos presenciando a grandiosidade da ExpoCoité. Graças ao modelo de gestão que empreendemos através de desenvolvimento de eventos a título do Natal Luz Coité, ExpoCoité e Coité Folia, dando visibilidade ao município, demonstra assim a confiança dos participantes e das pessoas que trabalham com o agronegócio. São 286 expositores presentes e mais de mil animais expostos, mostrando dessa forma o potencial da Feira, que conta com grandes parceiros financeiros”, relata o prefeito Marcelo Araújo. 

Conforme Pedro Neto - superintendente do Banco do Nordeste na Bahia -, desde a abertura da agência da instituição em 2009 em Coité, já foram aplicados mais de R$ 1 bilhão no município. “Desse total, mais de R$ 50 milhões, foram emprestados aos pequenos agricultores familiares, ultrapassando 7 mil operações - um número expressivo -. O Banco é um parceiro importante que o pequeno tem, e esse é o nosso papel, em parceria com o Senar, Sebrae e Seagri”, relata. A Feira realizada pela prefeitura através da Secretaria de Agricultura do Município, conta com apoio do governo do estado através das secretarias: SDR/CAR e Seagri, além de instituições financeiras instaladas na cidade.