Artes Visuais

Memória africana é tema de exposição no Centro Histórico

A mostra estará aberta de 22 de março a 21 de junho

Foto: Divulgação
Mudi Yahaya

A exposição internacional "Reverberações – refletindo a impressão da memória africana" estará no Museu da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), no Centro Histórico de Salvador, com abertura para convidados na quinta-feira, 21 de março, coincidindo com o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. A partir do dia seguinte, 22 de março, até 21 de junho, o público terá a oportunidade de se imergir nessa jornada cultural, com visitação das 10h às 18h.

Organizada pelo Modern Art Film Archiv de Berlim em colaboração com o Goethe-Institut Salvador-Bahia, o Consulado Geral da Alemanha em Recife e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), a mostra é um testemunho visual da influência dos retornados brasileiros nos países da Nigéria, Benin, Gana e Senegal.

A exposição traz, ainda, um espaço de debate e pensamento sobre a presença negra muçulmana e tece importantes ilações com os Malês e a revolta ocorrida na capital baiana em 1835, com obras do artista contemporâneo Mudi Yahaya, um dos principais expoentes da cena artística da Nigéria.

Yahaya, utilizando principalmente a fotografia como meio de expressão, traça um retrato vívido das identidades híbridas africanas, explorando os diversos dialetos visuais, moedas e vocabulários presentes nas culturas dos países em questão.

"Reverberações aborda questões históricas e de identidade, destacando o papel da fotografia na discussão sobre a escravidão e as identidades únicas dos abolicionistas e escravizados", explica Mudi Yahaya. "As fotos específicas examinadas na exposição ilustram as diversas maneiras pelas quais a escravidão afetou as vidas e identidades das pessoas e grupos envolvidos."

Uma série de rodas de conversa terá a participação do artista Mudi Yahaya, além de especialistas que dialogam com o tema da exposição. Entre os palestrantes estão as doutoras Livia Vaz e Amanda Medeiros, nos dias 19 e 20 de março, e os doutores Osmundo Pinho e Samuel Vida, nos dias 22 e 23 de março, respectivamente, sempre às 17h.

Anote

Exposição "Reverberações – refletindo a impressão da memória africana" de Mudi Yahaya

Datas: de 22  de março até 21 de junho de 2024
Horário: Das 10h às 18h
Local: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira - MUNCAB (R. das Vassouras, 25 - Centro Histórico, Salvador-BA)

Roda de conversas

-- Cultura do cancelamento à luz das questões raciais - 19/03, 17h - Mudi Yahaya e Dra. Livia Vaz

-- As nuances e consequências da diáspora, migração e escravidão e o que as une - 20/03, 17h -  Mudi Yahaya e Prof. Dra. Amanda Medeiros (UFBA)

-- A correção política do uso do termo "escravo" - 22/03, 17h - Mudi Yahaya e Prof. Dr. Osmundo Pinho (UFRB)

-- A imagem de raízes e pertencimento e por que elas são fundamentais na política de identidade - 23/03., 17h - Mudi Yahaya e Prof. Dr. Samuel Vida (UFBA).