Como parte das celebrações do Dia internacional da Mulher, dia 8 de março, a Câmara de Vereadores de Conceição do Coité realizou sessão solene para homenagear as mulheres, que fazem do município um lugar melhor para viver. A solenidade de entrega do Troféu Idalice Mascarenhas, no Plenário da Casa, acontece desde 2013, quando o Legislativo instituiu a Lei de nº 643/2013, concedendo a honraria, à classe feminina coiteense ou não, mas, que tenham relevantes serviços prestados à comunidade. Das 18 agraciadas da noite, 15 foram por meio de indicações dos edis e três por parte do Executivo Municipal.
Ao homenagear a funcionária da limpeza municipal: Valdeci Moreira Almeida (Rai), com o troféu Idalice Mascarenhas, o Presidente da Casa, José Jailmo Pereira Gomes – Nego Jai, disse que Deus concedeu a Virgem Maria dar à luz ao Salvador Jesus Cristo, e que ela representa para a sociedade a essência da vida, seja do homem ou da mulher, e ele tem que sair do ventre dela, do qual foi concedida por Deus a Virgem Maria para nos trazer aquele que derramou o sangue para nos salvar. “Esse é um troféu que falo com autoridade porque participei de todas as etapas do projeto em 2013. A sociedade é composta de vários segmentos sejam eles, do sexo masculino ou feminino, com cada um tendo a sua importância para o desenvolvimento cultural, social e econômico da sociedade”.
A ex-primeira dama do município por três vezes, Genilda Ramos D’Araújo, disse que o Troféu Idalice Mascarenhas é uma honraria concedida pela Câmara, às mulheres que se destacam pelo trabalho desenvolvido em diversas áreas que atuam, indo além dos desafios presentes na vida, como disparidade salarial, violência de gênero, discriminação e falta de representação em cargos e lideranças. “O Dia Internacional da Mulher nos lembra desses obstáculos e nos motiva a continuar lutando por um mundo mais justo. Receber tal reconhecimento em uma data significativa é verdadeiramente emocionante e inspirador. Estendo essa honraria a todas as mulheres especiais que fizeram e fazem parte da minha vida: Minha saudosa mãe Helena Mota, minha sogra e minha irmã”.
“Nós não somos apenas um lado da moeda, somos os dois lados. Hoje é uma noite especial para as mulheres. Segundo a escritora francesa, Simone de Beauvoir, não se nasce mulher, torna- se mulher! Eu me tornei mulher, por que outras mulheres vieram antes de mim. Minhas avós e minha mãe Laura. Obrigado vereador Marquinhos pela indicação, é pela Educação que movimentamos a sociedade, é a educação que faz com que tudo isso aconteça. É a educação que faz vibrar e é nesse movimento de todos os dias que vejo meus alunos fazendo acontecer e a sociedade sendo modificada” pontuou a professora universitária Eugênia Mateus de Souza, ex-secretária de Educação do município.
Também, foram contempladas com o prêmio: Maria Tereza de Macedo Mascarenhas; Simone Nascimento de Oliveira Rodrigues; Lucilei Silva de Oliveira Almeida; Tainá da Silva Almeida; Marivalda Santos da Silva; Edna Lima dos Santos; Doralice Martins da Silva; Joelma Lima de Araújo; Elidalva Ramos Ferreira; Mônica Ramos de Oliveira; Camila de Azevedo Santos Pinto; Adelia Ferreira Mota; Valdirey Santana Mota; Ediane Carneiro de Oliveira e Karina da Silva Santos.
Ainda como parte do Dia das mulheres, a prefeitura irmanada com o CEREST, Família Acolhedora, CREAS e CRAS, ofereceu diversos serviços voltados aos cuidados das mulheres, como: aferição de pressão, teste de glicemia, acolhimento psicológico, massagem relaxante, palestras sobre autoestima, entre outras atividades. As ações foram realizadas na Praça da Babilônia, área central da cidade.