Pedro Oliveira

Grupo político racha em Ichu


O prefeito José Gonzaga Carneiro

Confiante no trabalho que realiza no município de Ichu e nas expressivas votações que deu ao time petista no pleito passado, o que não é nenhuma referência para a política local, o prefeito José Gonzaga Carneiro – PSD, (Zé Gonzaga), pré-candidato a reeleição, disse que o rompimento com o vice-prefeito, dois vereadores, três ex-vereadores, entre outras pessoas que foram importantes para sua vitória em 2020, não comprometerá sua reeleição e portanto, não tem com o que se preocupar.

“Talvez vieram porque não queriam perder a eleição, mas, não deu para continuar caminhando. Já era esperado não haver entendimento pela forma como pensam politicamente falando, já que meu propósito é mais administrativo. Evidente que a política tem que estar presente em tudo, e quem entende a forma como Ichu vem sendo gerido continua com a gente. Falam nas pessoas que saíram do grupo, mas não falam das famílias que vieram, e que embora não façam parte da política, mas tem seu voto e sua importância”, comenta.

Ao ser eleito em 2020, o gestor fez seis dos nove vereadores, e no decorrer do mandato, recebeu apoio de um adversário, passando a contar com sete parlamentares na Câmara Municipal, onde agora são quatro. Com a perda de três edis, o prefeito de Ichu, tentou junto a bancada, desmembrar a secretaria de Administração da de Finanças, mas não obteve êxito junto ao legislativo. Todavia segundo experientes políticos, não é interessante para nenhum governante que quer se manter no poder ou fazer sucessor, perder importantes companheiros e aliados que o ajudaram a eleger e vinham lhe dando sustentação política, o que acaba fortalecendo o grupo da oposição que estava aparentemente esfacelado.

Ações do governo estadual

Avaliando os três anos de mandato frente à prefeitura, Gonzaga destaca a parceria com o governo do estado e cita as principais conquistas obtidas neste período: pavimentação asfáltica da BA 233, ligando Ichu a Riachão do Jacuípe (em execução), asfalto da área central da cidade, ampliação estrutural do Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira – CEACO -, construção do moderno prédio da Delegacia de Polícia, pavimentação (paralelepípedos) de ruas, aquisições de veículos, além de melhorias do piso do estádio municipal que passará a contar também com refletores em jogos noturnos.

Para Gonzaga, todas as vitorias são importantes, “mas, nenhuma me deixa mais feliz do que a reforma e climatização que fizemos em sete escolas da rede municipal de ensino. Ninguém imaginava que um dia os alunos dessas unidades, pudessem estudar em salas climatizadas”, relata.

Com o orçamento aprovado pela Câmara de Vereadores no valor de R$ 38 milhões, o gestor informou que as metas para o ano que se inicia, estão voltadas para pavimentação de ruas, manutenção das estradas vicinais, construção de quadras de esportes e a modernização das avenidas Elvira de Freitas e Adalberto Santiago, sendo que está deverá ganhar fonte luminosa entre outros equipamentos. Gonzaga espera contar também, com algumas emendas de parlamentares e também com a ajuda do governo estadual para suprir as demais carências existentes no município.

Quanto à saúde, um dos itens mais importantes da administração pública, ele disse que foi preciso mudar basicamente tudo, para que o trabalho pudesse ser feito da melhor maneira possível. “Para isso tivemos que usar uma logística nunca vista no município. Nesses três anos de governo, o setor só ficou sem médico uma ou duas vezes, por não encontrarmos nenhum plantonista”, conclui.