Pedro Oliveira

Profano e religioso marcam festa do Sagrado Coração de Jesus em Ichu


Alegoria no carnaval de Ichu

Carnaval, extrapola em animação, e a cada ano atrai mais visitantes e atenção da mídia. O Desfile de mascarados, como parte da festa do Sagrado Coração de Jesus (padroeira de Ichu), no dia 02 de fevereiro, o evento popular sem similar no interior baiano, noticiando um cenário alegre, divertido e com dezenas de populares mascarados, foram as ruas animados por uma orquestra que executava frevos e músicas de antigos carnavais. A criatividade popular é o ponto alto do desfile, já que cada participante procura produzir sigilosamente sua máscara e fantasia para surpreender a todos no desfile, sendo que os mais originais são julgados e premiados.

O desfile de mascarados e o de baianas, que fazem parte dos festejos, estavam praticamente em esquecimento, sendo resgatados a partir de 2003, quando da inauguração da casa de shows Opec Fest, pelo repórter Pedro Oliveira, e a partir daí ganhou uma dimensão inesperada. No ano passado, a vereadora de Ichu, Lucia Carneiro, elaborou um projeto enviado aos órgãos competentes do governo estadual, considerando o evento, Patrimônio Cultural do município. O desfile com seu artigo logar, a Melhor Sexta-feira do Ano, teve início por volta das 16 horas na área central da cidade, com concentração nas imediações da Igreja do Sagrado Coração do Jesus. 

As alegorias deste ano, foram inspiradas em diversos temas a exemplo da imagem de Nossa Senhora Aparecida dentro de um barco, simbolizando segurança, paz e confiança aos pescadores. A padroeira do Brasil, assim como foste achada no rio pelos pescadores, que até então nenhum peixe havia pescado e, depois de a encontrem, os peixes chegaram em abundância; A Medusa uma personagem da mitologia grega conhecida por ser uma “górgona”, que segundo mitos gregos, eram seres monstruosos conhecidos por sua ferocidade e também pelo fato de que transformavam em pedra todos os que as encarassem.

Tinha também o King Kong, um gorila gigante (primata), que segundo relatos cinematográficos, teria se apaixonado por uma atriz do filme que estava sendo gravado na selva. Ainda espelhando nas telonas de cinema, tivemos o Dragão gigantesco; Réplica de um tigre de bengala e uma arara azul simbolizando a preservação da fauna. Houve também, fantasias de pierrô, entre outros adereços, além do desfile de baianas, comandado por uma orquestra tocando músicas dos velhos carnavais. No sábado, a programação foi marcada por shows das bandas: Asas Livres, Guig Gheto e o cantor Tico Menezes. 

Logo após a programação profana na sexta-feira, as atividades prosseguiram com mais uma novena que reuniu a população católica ichuense, como vinha ocorrendo desde o dia 26 de janeiro. O calendário religioso foi concluído neste domingo, dia 04 de fevereiro.

As celebrações da Igreja do Sagrado Coração de Jesus foram presididas pelo padre Rodrigo Pinheiro, pároco local, sempre prestigiado por numerosos fieis e autoridades locais.