Pedro Oliveira

Tomate é nova força na economia de Coité


O produtor Alisson de Jesus

Com uma produção de 700 caixas de tomates por ciclo – ainda considerada uma pequena escala mas em condições altamente promissora, o agricultor Alisson Paulo Souza de Jesus, coloca Conceição do Coité na posição de destaque entre os 20 municípios da região sisaleira tornando-se o primeiro produtor dessa verdura nesta parte do Estado.

“O que me levou entrar para o ramo de produtor de tomate, foi o amigo Lucas Carneiro, técnico agrícola da cidade de Queimadas, que o incentivou, por ser um produto de mercado e de lucratividade excelente”, comenta.

Alisson de Jesus disse que, tudo começou no município de Queimadas, ao tentar tornar sua pequena propriedade sustentável em atividades de piscicultura e pecuária leiteira. Com a desistência do projeto, foi aconselhado pelo técnico agrícola a investir na agricultura - plantio de tomate –. “Fiz o primeiro teste no ano passado em Queimadas e vim para Coité, minha terra natal, por conta da logística ser bem melhor. Aqui, tenho trabalhado com o sistema de irrigação por gotejamento e já estou na segunda colheita e não pretendo parar mais”, comentou.

Ele relata ainda, que o problema maior do tomate está relacionado ao preço. “A caixa com 25 quilos de tomate especial chega a ser vendida por até R$ 130, amanhã, não sei quanto vai custar, o produto segue a tabela de preços do CEASA”, comenta Paulo Souza, lembrando que cada ciclo do tomate leva até 75 dias para sua colheita. O tomate produzido na Fazenda Pedreira, em Coité, é da espécie HM de excelente qualidade e ótimo sabor, maçudo e tem unidade que chega a pesar entre 350 e 500 gramas. Sua produção vem sendo adquirida por compradores de Coité, Retirolândia, Santaluz, e as vezes de Ponto Novo e Juazeiro.

O produtor informou também, que já deu início ao plantio do primeiro ciclo de maracujá e a colheita está prevista para acontecer entre 70 a 90 dias. Recentemente ele fez o teste experimental com a melancia e o plantio deverá acontecer a qualquer momento, com previsão de cultivo do fruto entre 67 e 74 dias, quando a melancia se apresenta completamente desenvolvida. A molha da terra, segue o mesmo processo de gotejamento.

Uma das maiores dificuldades encontrada por Alisson, segundo ele, tem sido a mão-de-obra especializada, já que a região não tinha esse tipo de atividade. “Hoje, sou a única pessoa no segmento de plantio de tomate em Coité. Diariamente, tenho duas pessoas trabalhando comigo, no período da colheita, esses números sobem para 15 a 20 contratados” relata.

Finalizando, Alisson de Jesus, agradeceu o apoio que tem recebido do município através da Secretaria de Agricultura. Neste atual governo, vem recebendo a assistência técnica para o plantio de hortaliças. A área que envolve a hortaliça e o plantio de tomate, somam três hectares. “Nossa meta é chegar a 25 hectares de área produtiva e o nosso projeto começa abranger também, o plantio de maracujá e melancia, gerando mais empregos e renda para as pessoas que mais necessitam”.