Brasil / Economia

Ação de auditores interrompe acesso a sistema de Ministério

Eles reivindicam reajuste de salários

Foto: MAPA
Auditores participam de Dia Nacional da Mobilização

Auditores fiscais federais agropecuários deixarão de acessar os sistemas eletrônicos do Ministério da Agricultura e Pecuária nessa terça-feira (3 de outubro).

O movimento faz parte do Dia Nacional da Mobilização da categoria em defesa do serviço público, por reajuste salarial – com inclusão de recurso previsto na Lei Orçamentária Anual 2024 –, e contra a PEC 32 – considerada nociva ao serviço público e à sociedade brasileira como um todo, por fragilizar o sistema.

O dia nacional sem sistemas, deliberado no último dia 26, propõe 24 horas sem qualquer acesso aos sistemas do MAPA e durante toda a mobilização haverá transmissão ao vivo das atividades para engajar a carreira.

A iniciativa tem como intuito pressionar as autoridades a avançar nas propostas de melhorias à categoria e impactar a opinião pública. Durante todo o dia não serão possíveis aprovações nos sistemas informatizados (SEI, SIGVIG, SIGVIG Embalagem, Siscomex, SIGSIF, Portal Único, Sipeagro, Agrofit e Renasem).

Além disso, a inspeção de embalagem e suportes de madeira estará fora de sistema e também não serão emitidos qualquer tipo de certificação e nem encaminhados e-mails institucionais.

O desembaraço regular de cargas e emissão de documentos também não será acessado ao longo da mobilização.

Não serão alcançados pela mobilização as ações e processos relativos às emergências zoossanitárias e fitossanitárias, liberação de cargas vivas e perecíveis que possam ser comprometidas e de cargas e análises que envolvam urgência de saúde pública e sanidade agropecuária, assim como a fiscalização de bagagem acompanhada de passageiros e provisão de bordo e o acompanhamento do abate.