Pedro Oliveira

Coité tem conferência e seminário

Em um só dia – terça-feira 26 –, dois importantes eventos serão realizados em Conceição do Coité: I Seminário de Proteção à Infância e a Adolescência da Região Sisaleira e a Conferência Municipal de Educação.

O seminário, a ser realizado no auditório da faculdade da FARESI, tem como tema: “Da Indiferença a Proteção - Diálogo do Ministério Público com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social”.

Já a Conferência ocorrerá no Colégio Estadual Olgarina Pitangueira Pinheiro.

O seminário que deverá reunir representantes dos 20 municípios que formam a região sisaleira, com uma população de quase 700 mil habitantes, é uma ação conjunta da prefeitura local com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) e o Ministério Público. Segundo a programação, o seminário terá como palestrante, Millen Castro Medeiros, promotor de Justiça da Infância e Juventude de Itapetinga.  

O evento na FARESI tem como objetivo fortalecer a proteção social das crianças e adolescentes da região do sisal, através do diálogo do Ministério Público com funcionários dos CREAS, prioritariamente os que executam as medidas socioeducativas em meio aberto, com representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e gestores municipais da Política de Assistência Social.

Já no auditório do Colégio Estadual Olgarina Pitangueira Pinheiro, acontecerá a Conferência Municipal de Educação Extraordinária 2023, quando será debatido o Plano de Educação 2024/2034. O acontecimento terá como palestrante Luzinete Lyrio, assessora técnica do processo de monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação.

Serão abordados também, temas sobre direitos humanos, diversidade, respeito, justiça e políticas públicas para uma educação equânime, colaborativa e de permanência e conclusão.

No dia 30, as atenções dos coiteenses se voltam para o Encontro da Juventude, no distrito de Salgadália.

A programação a ser realizada na Concha Acústica Paulo Adroaldo prevê apresentações culturais como dança, teatro, quadrilha, poesia, coral gospel, shows de talentos, capoeira e atrações musicais.

O evento visa, também, incentivar os participantes a criarem núcleos em seu habitat – povoado, distrito e comunidade.

Segundo o psicólogo Márcio Bary, fazer política para a juventude é você dá espaço, voz e vez para que ela se apresente.