Comportamento

Decoração olfativa: entenda a importância do aroma na composição de um ambiente

Farmacêutica e aromaterapeuta Taciana Lisboa explica como as experiências sensoriais são impulsionadas pelas fragrâncias

Foto: Divulgação
Decoração olfativa

Ao pensar em decoração, é possível que você imagine cores, móveis, plantas e eletrodomésticos, que são elementos que podem tornar qualquer ambiente harmônico. Contudo, há mais um ingrediente que pode impulsionar as experiências sensoriais para além da visão e do tato: o aroma.

De acordo com a farmacêutica, aromaterapeuta e sócia da Flora Essências, Taciana Lisboa, a decoração olfativa é uma grande aliada da saúde, já que o olfato, um dos mais marcantes sentidos, é capaz de provocar a sensação de bem-estar e desperta boas emoções. “Uma boa fragrância contribui para que o ambiente ganhe ainda mais notoriedade e conquiste a memória olfativa das pessoas. O aroma, em muitas ocasiões, faz com que a gente lembre de alguém ou de um bom momento, o que otimiza nossa experiência sensorial”, explica Taciana.

Entre os produtos que podem aromatizar, equilibrar as energias dos ambientes e impulsionar a percepção dos visitantes, assim como a qualidade de vida dos anfitriões, óleos essenciais, incensos, velas, spray e difusores são boas pedidas, afirma a aromaterapeuta.  “Como os aromas são fortes aliados do design, esses utensílios precisam entrar no radar de quem busca investir em uma decoração aromática que, sem dúvidas, trará mais personalidade e identidade para o local”, destaca Taciana.

Os óleos essenciais, conforme explica a sócia da Flora Essências, podem ser usados para diversas finalidades em um determinado espaço, uma vez que são extratos naturais com diversas propriedades terapêuticas. Segundo ela, a depender da essência, o óleo pode passar a sensação de conforto, tranquilidade e relaxamento para o ambiente.

“São muitos os benefícios que os óleos essenciais podem trazer para a nossa vida. O de bergamota, por exemplo, além de ser muito cheiroso, é ótimo para acalmar a mente e auxiliar na compreensão das nossas emoções e conflitos internos. Ou seja, para qualquer cômodo/lugar, ele é uma boa opção”, diz a farmacêutica.

As velas aromáticas, os incensos, difusores e spray, com a fragrância certa, também marcam com muita propriedade a experiência perceptiva de um local. Quando se trata de um ambiente corporativo, em que a concentração é necessária, a indicação de Taciana é a fragrância de menta. “É um aroma que proporciona concentração, o que, com certeza, é uma demanda do espaço laboral”, afirma a aromaterapeuta.

Para casas e apartamentos, o morador deve entender que tipo de sentimento busca conquistar através da decoração olfativa antes de escolher os aromas de cada cômodo, explica Taciana. “Cada aroma desperta uma sensação única e especial. Por isso, é importante entender o que se busca sentir. Para isso, os adeptos da aromaterapia podem consultar um aromaterapeuta para fazer a escolha do cheiro de qualquer ambiente”, ressalta Taciana.