Pedro Oliveira

"Feira Feliz" incrementa agricultura familiar no município de Tucano

Incentivar agricultores na produção de alimentos e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade no município de Tucano, contempla mais de 300 famílias cadastradas no programa “Feira Feliz”. A distribuição de alimentos iniciado dia 15, pela prefeitura, faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Governo Federal.

As cestas incluem itens como abóbora, cebola, aipim, alface, banana da prata, batata doce, cebolinha, coentro, farinha de mandioca, feijão carioca, goiaba, manga, melancia e quiabo. Para garantir o sustento e apoio contínuo aos agricultores familiares participantes do projeto, eles recebem um cartão e um valor mensal correspondente ao fornecimento dos itens.

A distribuição é feita através do CRAS e CREAS, que desempenham um papel fundamental no suporte e assistência às famílias em situação de vulnerabilidade no município. “Por meio do ‘Feira Feliz’, podemos oferecer um suporte mais efetivo a essas pessoas, suprindo suas necessidades básicas de alimentação de forma digna,” comentou Wlisses Miranda, Secretário de Assistência Social.

“Estamos muito felizes em lançar o programa ‘Feira Feliz’ em nosso município, alinhado ao Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal. Essa iniciativa representa um avanço importante na área da assistência social e segurança alimentar. É uma ação que reflete nosso compromisso em construir uma cidade mais inclusiva e com oportunidades para todos”, diz o prefeito Ricardo Maia Filho.

Segundo Romilson Oliveira, secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, “esse projeto é um exemplo de como podemos promover o desenvolvimento sustentável em nossa cidade. Ao apoiar os agricultores familiares, incentivamos a produção local de alimentos e reduzimos a dependência de produtos externos.”

Conforme informações da equipe do governo municipal, o impacto social e econômico do “Feira Feliz” é significativo, já que cerca de 30 agricultores familiares estão participando ativamente do projeto, e até o fim de 2023, serão destinados R$ 424.151,02 para auxiliar as ações. “A expectativa é de que mais de 66 toneladas de alimentos sejam produzidas e entregues até o encerramento do ano”.