Pedro Oliveira

Valente festeja 65 anos de emancipação


Igreja matriz de Valente

A população valentense celebrou no último sábado 12 de agosto, 65 anos de emancipação político-administrativa da “Capital do Sisal”, como é conhecido o município, um dos mais importantes da região sisaleira, a 240 quilômetros da capital. Com uma população da ordem de 24 mil habitantes, Valente destaca-se na região de Identidade do Território do Sisal, pela produção de fibras de sisal, indústrias e pela pecuária, possuindo bom rebanho de bovino e um criatório de alta qualidade de caprinos e ovinos.

O dia maior da cidade, 12 de agosto, foi marcado por hasteamento de bandeiras e missa em Ação de Graças na Igreja Matriz da Sagrada Família. Na parte da noite, a animação ficou por conta de shows musicais, na Praça do Forródromo. Antes, ocorreu mais uma edição da Semana da Cultura.  Entre os ex-prefeito que ajudaram a desenvolver a cidade com grandes realizações, anotamos nomes como: Reinaldo Ramos Rios (03 mandatos – falecido), João José de Oliveira – Nenenzinho (02), o médico Gerson Carneiro da Cunha (01) e Ismael Ferreira de Oliveira (01). 

Povoado de Conceição do Coité, Valente foi elevado à condição de vila, em 1938. Deu início ao processo de emancipação em 1947, concluindo de forma vitoriosa em 12 de agosto de 1958. Valente se desenvolveu rapidamente e hoje conta com uma população da ordem de 24 mil habitantes, dotada de toda infraestrutura necessária. A origem do nome do município é bastante curiosa. Nos idos de 1.800, um touro muito bravo desgarrou-se de uma boiada e tomou a direção de uma fonte, chamada Caldeirão, onde resistiu às tentativas de vaqueiros que tentaram reconduzi-lo ao rebanho. 

Amuado o animal terminou por se precipitar na fonte, onde morreu. A partir daí, o local passou a ser chamado de Caldeirão do Boi Valente. Depois teve o nome reduzido para Caldeirão do Valente e, por fim, o nome atual: Valente. O município é ligado a Salvador por rodovia e limita-se com Retirolândia, Santa Luz, Riachão do Jacuípe e São Domingos. O primeiro prefeito foi José Mota Araújo (1959/1963).

A cidade tem aspecto moderno, com ruas amplas, bem arborizadas e calçadas, dispõe de água encanada, iluminação pública e sistema de telefonia. A localidade conta com um terminal rodoviário e um aeroporto capacitado para pouso e decolagem de pequenos aviões. O comércio fortalece a economia do município, que conta com clubes sociais, estádio de futebol, biblioteca e bancos.