Pedro Oliveira

Ichu trilha no caminho do desenvolvimento


Festa em Ichu

Entrando na década considerada de melhor idade, o município de Ichu encerrou, neste domingo, com cavalgada e shows musicais, as festividades dos 61 anos de plena autonomia política-administrativa, consolidando-se como uma das mais progressistas comunidades do semiárido baiano. Com uma topografia considerada interessante, o seu nome vem da antiga Fazenda Enchu ou Exu - que significa casa de vespas -, no distrito de Candeal, município de Riachão do Jacuípe.

O comércio, em fase de expansão, e agropecuária são as bases da econômica do município, que conta com uma extensão territorial de 154 km quadrados, limitando com as cidades de Candeal, Serrinha, Conceição do Coité e Riachão do Jacuípe. No que pese o clima não ser muito favorável devido a localização geográfica, a atividade pecuária experimenta uma fase razoável.

O impasse para o maior crescimento da atividade campestre são as limitações hidrográficas, uma vez que o município não conta com rio - a exemplo de Riachão cortado pelo rio Jacuípe. As aguadas sempre fortalecida nos períodos de inverno ou de trovoadas são a maiores reservas hídricas do município.

Na agricultura com a predominância de minifúndios, a produção não chega ser expressiva, mas suficiente para o consumo interno das famílias, principalmente feijão, milho e mandioca. Atualmente, a cidade vem sendo administrada pelo empresário José Gonzaga. No momento, o município tem ganho um melhor ordenamento urbano com asfaltamento de ruas, pavimentação a paralelepípedos, melhoria da limpeza pública, entre outras ações. Outras áreas como educação e saúde, também, tem sido olhada com atenção pela gestão municipal.

Dias festivos

As comemorações da data maior da cidade, iniciada dia 23, foram encerradas neste domingo, com cavalgada e shows com a banda Pau na Mulera e os cantores Tatá Lopes e Nilsinho Vaqueiro. O sábado, foi marcado por missa festiva na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Na parte da noite, o show do cantor Thiago Aquino, registrou o maior público na história do IchuFest. Também, animaram o evento, a cantora Lys (filha da terra), os cantores Del Led, Dede Moraes e Onyppe, que também, mostrarem seus talentos.

Na sexta-feira, os nomes da noite foram o cantor Edson Gomes e a banda Lá Fúria, que comandaram a alegria dos foliões que foram ao delírio. A grade contou, ainda, com as presenças de Lubakana, Fábio Santos e Swing do Wlad. De 23 a 27, os ichuenses tiveram as atenções voltadas o circuito do cicloturismo e a XXVIII Semana Cultural, que contou com grande participação popular. Nesse período houve, também, sessão solene na Câmara de Vereadores pela passagem dos 61 anos do município. O deputado estadual, Alex da Piatã, que representa o município, esteve presente no sábado, a convite do gestor.