Ciência / Educação

Estudante baiano produz papel com fibra de espada de São Jorge

O projeto está sendo apresentado na 75ª Reunião Anual da SBPC

Nicolas Moreira e a espada de São Jorge

O estudante Nicolas Moreira, 16, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, unidade da rede estadual de ensino, desenvolveu um papel com fibra da espada de São Jorge, durante a oficina “Sementes da Bahia”, na qual participa no turno oposto às suas aulas regulares no Colégio Estadual da Bahia – Central, onde cursa o 2º ano do Ensino Médio.

O projeto está sendo apresentado na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que está sendo realizada até sábado (29), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

A pesquisa de iniciação científica de Nicolas foi iniciada em janeiro deste ano a partir de observações práticas das características da Espada de São Jorge e os resultados são surpreendentes.

“A Espada de São Jorge é uma planta herbácea que se reproduz facilmente, além de resistir a climas quentes, áridos e longos períodos sem água. Isso a torna uma opção de cultivo acessível e benéfica. A fibra dessa planta, juntamente com água, permite a produção de papel totalmente natural e resistente, utilizando equipamentos simples como liquidificador e tela de serigrafia”, explicou Nicolas, que está radiante com a oportunidade de apresentar sua invenção para estudantes de todo o país. 

Por atender quesitos como simplicidade, materiais de baixo e fácil aplicabilidade, o papel sustentável e totalmente orgânico configura-se como uma tecnologia social e que pode contribuir para a preservação ambiental.  

A professora e orientadora do projeto, Laísa Brandão, que acompanha Nicolas em Curitiba, falou sobre a repercussão da pesquisa. “É muito importante termos soluções sustentáveis e que sejam viáveis. O papel ecológico, além de não causar impacto ambiental na sua produção, visto que a espada de São Jorge não exige muitos cuidados e nem muita água no seu cultivo, ainda se dissolve rapidamente por ser biodegradável”, afirmou. 

Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, a 75ª Reunião Anual da SBPC conta com a participação de milhares de cientistas, professores, estudantes e formuladores de políticas públicas para a ciência e tecnologia de todo o país.

A SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

As reuniões anuais têm os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.