Pedro Oliveira

Ichu comemora 61 anos de emancipação


Igreja matriz de Ichu

A 7ª edição do circuito de cicloturismo, realizada domingo (23), abriu as festividades pelos 61 anos de emancipação político-administrativa do município de Ichu, desmembrado em 30 de julho de 1962 de Riachão do Jacuípe. Ainda como parte das comemorações, começou ontem e prosseguirá até quinta-feira, a XXVIII edição da Semana Cultural. Nesse período de 24 a 27 haverá, também, exposição de audiovisuais, aferição de pressão e testes rápidos – sífilis, HIV e hepatite.

A programação desta segunda-feira (24), foi marcada pela realização da Feira da Agricultura/livre, com a participação do forrozeiro Zé de Zequinha e dos repentistas Davi Ferreira e Delvani Ferreira. Ainda como parte da agenda festiva, houve sessão especial na Casa da Cidadania em homenagem aos 61 anos de emancipação do município e momentos culturais: Grupo Liberdade (Wilson Soares); reisado (Grupo Valiosidade) e samba de roda (Grupo Escolinha de Ouro).

As atividades voltam nesta terça-feira (25), as 13hs, com apresentações culturais das escolas municipais CMEI Judith Cordeiro Santiago, Elvira Freitas Ferreira, Ipé Cana Brasil, Manoel Domingos Araújo e Escola Tia Zula. A quarta (26), será marcada por apresentações culturais das escolas municipais Marcolino Santana Lima, Colégio Santo Antônio, Colégio Luiz Júlio Carneiro e apresentação da quadrilha da amizade da comunidade de Varjota.

Na quinta-feira (27), último dia da Semana Cultural, a programação se voltará para o Agita Ichu com marcha atlética (caminhada em ritmo acelerado), seguida de apresentação do Grupo Mundo Capoeira e atividades esportivas, como vôlei, basquete e futsal. As comemorações prosseguirão na sexta-feira com shows do cantor Edson Gomes e a banda Lá Fúria.

No sábado, o grande nome da noite, será o cantor Tiago Aquino, que vem sendo aguardo com grande expectativa pelos ichuenes e visitantes das cidades circunvizinhas. Del Led, é outro que faz parte da grade de convidados. As festividades serão encerradas no domingo, com missa festiva na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus e na parte da tarde, a tradicional cavalgada.

Histórico - abelhas libertas

Tudo começou com a Fazenda Enchu, pertencente a Joaquim Lazaro Carneiro, no então distrito de Candeal, município de Riachão do Jacuípe. Os moradores da Fazenda Enchu e adjacências, eram católicos e, quando surgiu em 1926, na Vila de Candeal, a Igreja Batista, houve sérios problemas, inclusive lutas entre católicos e protestantes. Foi exatamente a presença dos protestantes na Vila de Candeal que levou a comunidade católica a se deslocar para a Fazenada Enchu (ou Exu), que significa "casa de vespas", onde o padre João passou a celebrar as missas.

Um ano depois, começaram a surgir as primeiras casas na Fazenda Enchu, que pouco depois passou à condição de povoado, tendo a frente Hermilino Carneiro, filho de Joaquim Lázaro Carneiro. Ele construiu várias casas, que foram vendidas e até mesmo emprestadas para que as pessoas de outras regiões pudessem se fixar no local. No mesmo ano foi iniciada a construção da Capela do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do município, e implantado o cemitério, até hoje utilizado pela comunidade.

O crescimento do lugarejo foi rápido e já em 1935, por força da Lei 1.003.04/58, o povoado passava a categoria de vila. Em 30 de julho de 1962, foi elevado à categoria de município. O primeiro prefeito foi Hildebrando Cedraz, empossado em abril de 1963. A palavra Ichu, decorre de um erro gráfico quando da elaboração dos documentos legais, que dariam foro administrativo ao município. Deveria ser Echu.

Detentora de uma área territorial de 154 km², o município de Ichu conta com uma população de 6.190 habitantes, conforme dados do Censo do IBGE de 2022, o que representa um aumento de 3,91% em comparação com o Censo de 2010. O prefeito em exercício é José Gonzaga Carneiro (Zé Gonzaga). As datas comemorativas são: padroeiro Sagrado Coração de Jesus (fevereiro); São João (junho); aniversário de emancipação político-administrativa do município (julho); Independência do Brasil (setembro); natal e réveillon (dezembro).