Televisão

Avião que levou o Brasil à era supersônica é destaque em programa

Jato Mirage III na série Asas e Histórias

Foto: Cláudio Lucchesi
Avião Brasil

Neste sábado (8/7), na TV Cultura, a nova série Asas e Histórias traz o Dassault Mirage III, o primeiro caça da Força Aérea Brasileira a voar além da velocidade do som – literalmente, o jato que levou o Brasil à Era Supersônica. A edição inédita irá ao ar a partir das 10h45.

A série Asas e Histórias retrata a história da aviação, do ponto de vista cultural. Apresentado por Cláudio Lucchesi, jornalista com 30 anos de atuação no segmento aeroespacial e autor de livros de História e Aviação, o programa mostra a cada edição os principais aviões e helicópteros que têm grande importância tecnológica e histórica no Brasil e no mundo.

Com 26 episódios de cinco minutos cada, num formato disruptivo que une um conteúdo robusto com agilidade, Asas e Histórias trará desde as aeronaves projetadas por Alberto Santos Dumont, como o pioneiro 14-Bis e o gracioso Demoiselle, até as aeronaves mais velozes e tecnológicas da atualidade.

O programa também é exibido aos domingos, a partir das 13h.

Na próxima semana
O mais moderno de todos os Airbus, o A350, terá espaço na edição do dia 15. Jato de passageiros capaz de ligar continentes e comprometido com a sustentabilidade, o público ficará por dentro da tecnologia mais avançada atualmente, que propicia segurança ao piloto e tripulação, além de conforto aos passageiros;

Já o Boeing B-52 Stratofortress, avião bombardeiro criado no início dos anos 50, com o objetivo de atacar com bombas nucleares a União Soviética, poderá ser visto no dia 22. Ícone na Guerra Fria, a aeronave, ainda em serviço, irá completar quase um século em uso nos Estados Unidos, um verdadeiro recorde! E nestas décadas, deu nome desde a penteado feminino e banda de rock, até “estrelar” um dos mais aclamados filmes de Stanley Kubrick, “Dr. Fantástico”.