“A Resistência Cabocla”
Estreia dia 30 de junho, às 19h – Campo Grande – Salvador
Integrando a programação pelo Bicentenário das lutas pela Independência do Brasil ocorridas na Bahia, organizada pela Fundação Gregório de Mattos da Prefeitura de Salvador, o Bando de Teatro Olodum estreia na próxima sexta-feira, 30 de junho, às 19h, o espetáculo A Resistência Cabocla.
A apresentação será gratuita, em um palco na praça do Campo Grande, ao lado do monumento ao Caboclo do 2 de Julho, para que toda a população possa conhecer a história de resistência do povo baiano contra o domínio português e o protagonismo de mulheres, negros e indígenas para garantir a libertação do Brasil.
Gratuito
Estreia dia 30 de junho, às 19h, na Praça do Campo Grande
Dia 1º de julho, em duas sessões: às 17h e às 19h, na Praça do Campo Grande
Dia 07 de julho (aberto ao público), às 19h; Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, em Alto de Coutos
Dias 10, 11, 12 e 13 de julho: sessões voltadas para alunos de escolas municipais, seguidas por bate-papo com a equipe.
“Mulheres que Nascem com os Filhos”
Dias 30 de junho, às 20h, 01 e 02 de julho às 18h – Teatro Jorge Amado
Cômica e dramática como a própria vida de mãe, a peça Mulheres que Nascem com os Filhos acompanha a trajetória do renascimento da mulher após a maternidade. Integrando o projeto “Catálogo Brasileiro de Teatro”, será apresentada neste final de semana no Teatro Jorge Amado, com sessões às 20h na sexta e sábado e 18h no domingo, trazendo as atrizes Samaria Felipo e Carolinie Figueiredo como duas mulheres que discutem a maternidade em todas as suas nuances, e indo muito além do senso comum.
O espetáculo dirigido por Rita Elmôr, é indicada para mulheres, mães, homens e todos que são filhos, abordando de forma sensível, bem-humorada e sarcástica – como a própria vida das mães – o cotidiano e os dilemas do universo da maternidade, além da trajetória de renascimento da mulher com a chegada desse momento. O trabalho busca desconstruir e convidar as mulheres a pensarem na maternidade fora dos rótulos a partir de temas como gravidez, puerpério, criação, aceitação do corpo pós-filhos e o encontro de sua nova identidade como mulher. Os ingressos estão à venda no sympla.com.br e no local.
Ingressos à venda no site sympla.com.br e bilheteria do teatro
A Bofetada em “Fanta & Pandora, uma Folia de Inverno”
Dias 30 de junho, 01 e 02 de julho, às 20h – Centro de Cultura Amélio Amorim – Feira de Santana
A companhia continua sua turnê 2023 e realiza três apresentações, dias 30 de junho, 01 e 02 de julho, sexta a domingo, às 20h, no Centro de Cultura Amélio Amorim. Os ingressos estão à venda no Ingresso Digital e Balcão de Ingressos do Shopping Boulevard. @ciabaianadepatifaria
Ingressos à venda no Ingresso Digital e Balcão de Ingressos do Shopping Boulevard Feira de Santana
“Cintilante”
Dias 01 e 02 de julho (temporada vai até 30 de julho, aos sábado e domingos), às 20h – Teatro Sesi Rio Vermelho
A manicure Leydyanne é um kit de esmaltes de muitas cores. Às voltas com seus atendimentos, ela acumula histórias, descobertas e filosofias de vida. É esta a personagem do solo “Cintilante”, peça teatral inédita que estreia em temporada no Teatro Sesi Rio Vermelho, de 1º a 30 de julho, aos sábados e domingos, às 20h. Idealizado pela atriz Cibele Marina e pelo dramaturgo Gildon Oliveira, o espetáculo tem texto assinado por ele e interpretação dela, sob direção de Tacira Coelho. Ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), à venda pela plataforma Sympla.
O projeto, iniciado em 2018, surgiu a partir do desejo de discutir os cárceres dos femininos, reais e subjetivos. A pesquisa para construção da obra começou dentro da penitenciária feminina de Salvador, onde o machismo e a misoginia tomam concretude ainda mais evidente. Os encontros com as mulheres ali encarceradas revelaram insubmissões e coragens, ensinando que o levante feminino é capaz de provocar rachaduras no sistema. Em meio ao cinza das grades, o ato insurgente de pintar as unhas logo se mostrou uma arma capaz de marcar o que é cada interna: escolher a própria cor significa enfrentar uma estrutura que insiste em anular suas identidades. Em “Cintilante”, tais estratégias de valorização de subjetividades e representações de realidades surgem como um motim contra silenciamentos, subalternidades e vulnerabilidades. Daí nasceu Leydyanne, uma manicure e pedicure de meia idade que, atravessada pelas memórias sobre sua mãe, uma mulher presidiária, exercita a liberdade e não se deixa aprisionar por nada e nem por ninguém.
Ingressos à venda no sympla
Foto - Thesco
“Dois do Sete”
Dia 02 de julho, às 16h – na Praça das Artes, no Centro Histórico
Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, no dia 2 de julho, às 16h, na Praça das Artes, no Centro Histórico de Salvador, a TV Pelourinho e o Olodum apresentam a performance urbana músico teatral “Dois do Sete”, uma odisseia de Iaiá e Ioiô, soldados do Exército Esfarrapado, na conquista da independência e consagração da gênese baiana. A entrada é gratuita, mas quem quiser, pode e deve doar um quilo de alimento não perecível, em apoio a campanha Bahia Sem Fome.
O texto, escrito em linguagem coloquial com inspiração no Cordel e em proximidade com o contemporâneo Rap, estabelece uma conexão direta com a plateia, assegurada pela presença de artistas consagrados da cena cultural baiana: Aloísio Meneses, do Cortejo Afro, Edivânia Carvalho, do Bando de Teatro Olodum, Caco Monteiro, do Circo Troca de Segredos, Lia Chaves, a blues woman baiana e Lyu Arisson, ex-integrante do Balé Folclórico da Bahia e atual diretor de produção da TV Pelourinho.
Compondo o elenco, jovens da periferia de Salvador assistidos pelos projetos sociais da TV Pelourinho e da Escola Olodum, alguns com experiência de palco e outros estreando como atores dançarinos.
Entrada gratuita
“Jacinto Morto”
Dia 03 de julho, às 19h39 – Goethe-Institut ICBA, Corredor da Vitória
Quais são as nossas prisões? Quem nos colocou nelas? Completando 100 dias em uma cela dois homens tentam entender o que os levou até ali. O barulho das celas ao lado chama atenção como sombras na parede de uma caverna. Talvez seja uma pista para as respostas ou talvez eles estejam olhando para o lado errado de um mundo que tenta, mas não consegue se esconder. Jacinto Morto é um espetáculo escrito e dirigido por Leonardo Crusoé, com Cícero Locijá e Rapha Gouveia.
Entrada gratuita - Os ingressos serão distribuídos um hora antes do espetáculo.
“Roda Viva”
Dia 06 de julho, às 19h – Teatro Martim Gonçalves, no Canela
A Escola de Teatro da UFBA apresenta “Roda Viva", espetáculo com texto de Chico Buarque de Holanda e direção de Hebe Alves. A peça fica em cartaz de 06 a 16 de julho no Teatro Martim Gonçalves, de quinta a domingo, às 19h. O acesso ao espetáculo é gratuito, mas é necessário retirar o ingresso na bilheteria do teatro com 1 hora de antecedência.
Escrito por Chico Buarque em 1967, Roda Viva marca as primeiras experimentações do cantor e compositor com a dramaturgia teatral. A história narra a jornada de ascensão e queda do ídolo musical Benedito da Silva, disposto a encarar diversas transformações na sua arte e identidade para se encaixar nos ideais de consumo da mídia e da indústria fonográfica com o intuito de manter seu estrelato e relevância nos anos 60.
Agora, esta história será contada pelos alunos do curso de Interpretação Teatral da UFBA, de modo atualizado, incorporando a linguagem tecnológica da sociedade atual, na qual o sucesso depende de novos fatores, sobretudo, a presença nas redes sociais. Não perca e continue acompanhando a Roda Viva!
Entrada gratuita
“Lá vem Ela”
Dias 07 e 08 de julho, às 20h – Teatro Módulo, na Pituba
Depois de uma temporada de sucesso em São Paulo em abril deste ano, o espetáculo de dança “Lá Vem Ela” faz curtíssima temporada em terras soteropolitanas. Com idealização e direção artística de Ana Paula Bouzas e Jussara Setenta, a montagem é uma obra coreográfica totalmente inspirada no discurso estético e irreverente de uma das mulheres mais revolucionárias do cenário pop rock brasileiro: Rita Lee.
Mas quem quiser conferir, precisa ser ágil: “Lá Vem Ela” faz duas únicas apresentações em Salvador nos dias 7 e 8 de julho, às 20h, no Teatro Módulo. Os ingressos custam R$ 30,00 (meia) e R$ 60,00 (inteira) e já podem ser adquiridos na plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro.
Em cena, as dançarinas Ana Brandão, Luana Fulô e Patricia Zarske celebram comportamentos artísticos associados à deusa Rita Lee Jones de Carvalho, reverenciando, através da dança, a alegria, a liberdade, a rebeldia, o deboche e a feminilidade da musa paulistana interplanetária da MPB. Os corpos mutantes das três intérpretes transformam em gestualidade a atitude e os modos de pensar a cena (e a vida!) de Rita Lee, trazendo também cenografia, figurino, trilha sonora e iluminação para bailar com o seu estilo sempre superlativo. Assim, “Lá Vem Ela” dá vida a uma profusão de composições coreográficas tão livres quanto sedutoras, da mesma forma com que a artista idealizou muitos dos seus shows.
Ingressos: R$60,00 (inteira) e R$30,00 (meia), na bilheteria do teatro ou na Sympla:
https://bileto.sympla.com.br/event/83776/d/199810/s/1350995?_gl=1*1wf0fr9*_ga*MTEzMTcwMDgwMy4xNjc0MDcyODAw*_ga_KXH10SQTZF*MTY4NzI2NTU5OC4yNS4wLjE2ODcyNjU1OTguMC4wLjA.
Lá vem Ela - foto Fabio Bouzas
“Auto da Compadecida”
Dias 08 e 09 de julho (temporada acontece sábados e domingos de julho) – Teatro do Centro Cultural Ensaio - Av. Leovigildo Figueiras - Ed. Pêssego, nº 58, Garcia
Devido ao grande sucesso da primeira temporada, em que todas as sessões teve seus ingressos esgotados, o espetáculo “Auto da Compadecida”, da obra de Ariano Suassuna, volta a cartaz no Centro Cultural Ensaio, localizado no bairro do Garcia, sob direção e encenação de Fábio Tavares (“Lenda das Yabás” [2012], “Fé” [2017], “Temporada Final” [2022] e “Navalha na Carne” [2023]).
O espetáculo ganhou uma pequena alteração na estrutura do seu roteiro, que inicia pelo fim, ou seja, as personagens já começam mortas, no céu, e a trama se desenrola contando como elas chegaram ali, dando ainda mais amplidão às peripécias dos dois anti-heróis, malandros e mentirosos, João Grilo e Chicó, criados pelo dramaturgo Ariano Suassuna. Isso permite uma dilação no tempo e a criação de situações inusitadas, que estavam contidas no subtexto, e que agora dão mais vida e comicidade a um texto que, por si, já garante boas gargalhadas da plateia.
Serão duas sessões aos Sábados (08/07, 15/07, 22/07 e 29/07), às 19:00h e às 20:30h, e uma sessão aos Domingos (09/07, 16/07, 23/07 e 30/07), às 19:00h, trazendo de volta aos palcos soteropolitanos uma obra que é referência na cinematografia e no teatro do nosso país.
Ingressos - A preços populares, custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia), podem ser comprados pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/auto-da-compadecida-salvador-julho/2005610).
Central de Relacionamento - CCE
+55 (71) 99716-7872 (WhatsApp)
“Maldita Seja”
Dias 14, 15 e 16, às 20h (temporada acontece às sextas, sábados e domingos de julho) – Teatro Molière – Aliança Francesa, na Ladeira da Barra
Sucesso de público e crítica, o espetáculo “Maldita Seja” volta ao Teatro Molière – Aliança Francesa, na Ladeira da Barra, onde fica em cartaz nos dias 14, 15, 16, 21, 22 e 23, 28, 29 e 30 de julho, sempre às 20h. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) e podem ser adquiridos apenas pelo whatsapp 71 99921-2368 – link https://wa.me/71999212368.
“Maldita Seja” tem texto inédito de Paulo Henrique Alcântara e a encenação é assinada por Hyago Matos, que foi indicado em 2022 duplamente pelo Prêmio Braskem de Teatro na categoria Revelação, pela direção de “Antígona” e de “As Centenárias”. Em cena estão as atrizes Vivianne Laert (no papel de Cema) e Veridiana Andrade (atuando como Nevinha).
Ingressos pelo Sympla
"R$1,99"
Todas as sextas-feiras de julho, às 20h – Teatro Módulo, na Pituba
Após uma temporada de grande sucesso, o espetáculo "R$1,99" retorna ao palco do Teatro Módulo para mais uma série de apresentações! Escrito, dirigido, produzido e interpretado pelo ator Ricardo Castro, o espetáculo celebra 25 anos de sucesso com mais uma temporada especial. As apresentações serão realizadas todas as sextas-feiras, a partir de 14 de julho, às 20h. O ator promete, mais uma vez, emocionar e divertir o público com as notícias mais recentes do Brasil e do mundo, fazendo também uma retrospectiva desses últimos 25 anos.
Ingressos no Sympla ou na bilheteria do teatro - R$60,00 (inteira) e R$30,00 (meia)
1,99, com Ricardo Castro
Notícias
Museu Vivo da Cidade desfila no 2 de julho - Para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia o Museu Vivo na Cidade realizará três ações e instituições e nas ruas de Salvador. No dia 1º de julho os atores participam do Te Deum – missa solene – na Catedral Basílica, a partir das às 9h, encarnando os personagens históricos de Maria Quitéria, Maria Filipa, Joana Angélica e do Corneteiro Lopes. Os Dragões da Independência irão recepcionar o público na porta da igreja.
No dia 2 de julho o Museu Vivo na Cidade estará pela manhã com os personagens - Heróis da Independência – nas janelas do Casa do Benin. E pela tarde 17 personagens desfilarão junto com o cortejo. Haverá os Encourados de Pedrão, Caboclo, Maria Quitéria, Maria Filipa, Joana Angélica, Padre Brayner, Corneteiro Lopes, Tambor Soledade, D. Pedro e os Dragões da Independência. Instagram: @museuvivonacidade
Jornalista Marcos Uzel lança livro sobre fase de ouro do teatro na Bahia - As décadas de 1990 e 2000 representam uma época de ouro para as artes cênicas na Bahia. Nesse período, o teatro baiano foi marcado por intensa e diversificada produção com grande receptividade de público, numa efervescência que possibilitou a revelação de talentos que ganharam projeção nacional, a exemplo de Lázaro Ramos, Wagner Moura, Laila Garin, João Miguel e Vladimir Brichta.
Um mapeamento farto de espetáculos que se destacaram nessa fase de valor inestimável para a memória cultural de Salvador está registrado no livro Teatro na Bahia: 80 críticas, obra documental com o olhar analítico do jornalista, escritor e professor Marcos Uzel, publicado pela editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA). O lançamento acontece no próximo dia 05 de julho, às 19h, no casarão da Aliança Francesa Salvador-Bahia (Ladeira da Barra).
A publicação reúne críticas de peças que se tornaram clássicos da cena local, como A bofetada, Ó paí, ó!, Oficina condensada, Merlin ou a terra deserta, Os cafajestes, Quem matou Maria Helena?, Cuida bem de mim, Noviças rebeldes, Cabaré da Rrrrrraça, Divinas palavras, Lábios que Beijei, 1,99, Bispo, Boca de Ouro e O sapato do meu tio, dentre tantas outras lançadas num período em que o teatro tornou-se reconhecido como a segunda expressão cultural mais popular da capital baiana, perdendo apenas para a axé music
As críticas apresentadas no seu novo livro foram preservadas na íntegra ou adaptadas, a partir de textos de sua autoria publicados em jornais. Alguns desses textos ganharam um acréscimo de informações para dar mais embasamento, fluidez e valor de memória ao conteúdo que está sendo documentado. Há também críticas inéditas. O livro Teatro na Bahia: 80 críticas conta com o apoio da Aliança Francesa Salvador-Bahia e da Luminosa Produções Artísticas, atual gestora do Teatro Molière da Aliança Francesa. Os exemplares estão à venda pelo WhatsApp da EDUFBA (71) 99732-6726, pelo email coedufba@ufba.br ou através do catálogo da EDUFBA nas lojas on-line Amazon e Estante Virtual.
Barracão das Artes
Barracão das Artes abre inscrições gratuitas para curso de teatro - O Barracão das Artes é um espaço de formação, difusão, criação e produção artística, instalado no Forte do Barbalho, está com inscrições abertas e gratuitas até o dia 5 de julho para as aulas do Núcleo de Teatro e Artes Integradas. Aa vagas são limitadas. As aulas começam em 11 de julho e vão até 30 de novembro, oferecendo uma preparação para atores diferenciada.
O curso de Teatro executará exercícios técnicos de respiração, dicção, expressão vocal, estudo e prática do coro teatral, construção e partitura da personagem, laboratórios criativos e improvisações. A linguagem teatral desenvolvida pelo Barracão das Artes agrega dança, música, canto e artes circenses, tendo as artes cênicas como expressão e linguagem artística principal.
Para se inscrever é preciso ter a partir de 16 anos. Será feita uma seleção através de uma aula prática. Os inscritos participarão gratuitamente das atividades de cada Núcleo e o link do formulário de inscrição está na bio do Instagram barracao_das_artes.
O Núcleo 01 montará um espetáculo cênico musical e as aulas acontecerão segundas, quartas e sextas, das 18h30 às 21h.
O Núcleo 02 montará uma mostra cênica e as aulas acontecerão terças e quintas, das 18h30 às 21h.
Mais informações através dos telefones / whatsapp - 71 99164-4537 / 71 99242- 434.
Centro Técnico do Teatro Castro Alves realiza Oficinas Formativas - Celebrando seus 35 anos de fundação completados em 2023, o Centro Técnico do Teatro Castro Alves inicia em julho uma série de oficinas formativas e gratuitas que perduram até o fim do ano, pautando variadas técnicas do espetáculo com profissionais de referência em suas áreas. Veja a programação:
11 (ter), 14h – Reparo de manequins de modelagem
Instrutor: Luiz Claudio Vasconcelos
Número de vagas: 10
20 (qui), 14h – Técnica de camareira para teatro
Instrutor: Maurício Martins
Número de vagas: 20
Sala do Coro no Teatro Castro Alves é reaberta após 5 meses fechada - Em julho, quando celebra 45 anos de inauguração e cinco anos de reabertura após completa reforma, a Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA) retoma sua programação de espetáculos. Fechado desde 25 de janeiro, devido aos protocolos de segurança decorrentes do incêndio que atingiu a cobertura do prédio principal do TCA, este espaço das artes da Bahia volta a ter agenda de apresentações das mais diversas linguagens artísticas, pautando projetos selecionados da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA” que teriam sido apresentados no primeiro semestre deste ano, além dos corpos artísticos do TCA: Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e Balé Teatro Castro Alves (BTCA).
Quem inicia a ocupação deste palco é “Koanza: do Senegal ao Curuzu”, solo do ator Sulivã Bispo, com direção de Thiago Romero, que teve sua temporada de janeiro e fevereiro cancelada, após apresentações esgotadas na Sala do Coro em novembro passado.O espetáculo estará em cartaz em seis datas, sextas, sábados e domingos, dias 07, 08, 09, 14, 15 e 16, às 20h.
A peça é protagonizada pela personagem Koanza, que volta à Bahia, após um tempo morando na África, com a missão de combater o crescente domínio do cristianismo dos discursos que se voltam contra os cultos de matriz afro-brasileira. Ao chegar, ela encontra o Brasil imerso em um turbulento processo político e racial, tendo à frente um presidente evangélico. É quando ela se vê desafiada a salvar o Curuzu das mãos da opressão religiosa e política, e encontra muitas dificuldades para tal missão. Diante dessa encruzilhada, surge um espetáculo cômico. Os ingressos serão vendidos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Fechando o mês, de 27 a 30 de julho, quinta, sexta e sábado às 20h e domingo às 18h, o BTCA, que já vem ocupando a Sala do Coro com suas atividades de rotina e aulas abertas desde junho, reinventa o espetáculo “Plantando Jardins”, com direção de Daniela Guimarães, diretora artística da companhia.
Criada durante a permanência provisória do BTCA no Palácio da Aclamação, onde foi apresentada em bela temporada de estreia em março e abril, a performance se reorganiza para o novo espaço, demonstrando a sua premissa: a capacidade de adaptação da companhia, a oportunidade de criar danças por onde ela passar.
A obra traz uma configuração a todo o tempo reestudada, redimensionada e reconfigurada para os diferentes espaços, composições entre bailarinos, relação com a iluminação externa ou interna, com a alternância dos músicos convidados pautada no texto “A cidade e as trocas” do livro “As cidades Invisíveis” (2010), de Ítalo Calvino. Planta os jardins de hoje, no tempo de agora, sabendo que a estabilidade está justamente na aceitação da instabilidade de um corpo-itinerante. A entrada será trocada por 1kg de alimento não perecível, a ser doado para o programa Bahia Sem Fome.
Governador autoriza obra de requalificação do Teatro do IRDEB, em Salvador - A obra de reforma e ampliação do Teatro do Irdeb inclui melhorias na iluminação, refrigeração e sonorização, além da instalação de novas poltronas. A intervenção contempla também a construção de camarins, sanitários, foyer e café. Com previsão de conclusão da requalificação até fevereiro de 2024, o teatro terá uma nova fachada e melhorias na parte externa, que conta com um projeto de paisagismo e ambientes de convivência para o público. A capacidade do espaço cultural é de 161 espectadores e, com a reforma, passa a atender também os quesitos de acessibilidade, com adaptação para pessoas com deficiência e demais exigências de segurança.
Fora da Bahia
Rio de Janeiro - Teatro Miguel Falabella recebe espetáculo ‘Família Encanto’ - A história de uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas em uma casa mágica, em uma cidade conhecida como Encanto. Sábado e domingo (1 e 2), às 16h, o Teatro Miguel Falabella recebe a peça ‘Família Encanto’: espetáculo onde a protagonista é a carismática Mira, a única da família que não possui dom mágico.
A história se baseia numa magia antiga da avó que abençoou todos as crianças da família, cada qual com um poder único – menos Mira. Mas é ela justamente quem descobre que a magia que cerca a casa está em perigo, se tornando a única esperança para que a magia continue. Teatro Miguel Falabella (NorteShopping) - Avenida Dom Hélder Câmara 5332, Cachambi.
Rio de Janeiro - Teatro Clara Nunes recebe peça ‘Férias da Vandinha – O Musical’ - O espetáculo, em cartaz dias 1 e 2 de julho, às 16h, conta a viagem de Vandinha e Feioso para a Disneylândia: ao se deparar com o universo das princesas – repleto de cores, músicas alegres e os adolescentes diferentes dela – Vandinha resolve fazer uma revolução no parque convocando vilões. Mas o que a integrante da família Addams não sabia é que Leon, o guia turístico, já tinha um plano para capturar o mãozinha e criar o seu próprio parque temático. Teatro Clara Nunes (Shopping da Gávea) - Rua Marquês de São Vicente 52, Gávea.
Zebra sem Nome - foto Ethel Braga
São Paulo - Sesc Belenzinho recebe “Zebra sem Nome” - O texto “Zebra sem Nome” foi escrito pela dramaturga e roteirista Maria Shu ao lado de sua filha Heloísa, na época com sete anos. Curiosa sobre temas como representatividade, gênero e classe social - perguntas motrizes da menina - a dramaturgia aborda esses assuntos de forma lúdica com personagens divertidos e que andam em bando. A peça, que estreia agora no teatro Sesc Belenzinho, no dia 1º de julho e fica em cartaz até o dia 30 do mesmo mês, também marca o segundo encontro entre as artistas negras e pesquisadoras das narrativas cênicas, Shu e a diretora Marina Esteves.
A trama da peça conta a história de uma Zebra que quer um nome para chamar de seu. Em seu caminho para encontrar algum que lhe caia bem, percorre o mundo para além da savana e conhece personalidades negras femininas marcantes na história da nossa sociedade Temporada acontece de 1° a 30 de julho, quinta às 15h, sábados e domingos, às 12h, no Sesc Belenzinho, em São Paulo
Curitiba - Serra Verde Express abre lugares extras para espetáculo Expresso Bruxo - O Express Bruxo, nova atração anunciada pela Serra Verde Express para o mês de julho ganha lugares extras para a sessão de sábado, dia 01, às 20h. O espetáculo que mistura teatro, suspense e o universo lúdico dos filmes de feitiçaria mais amados do mundo já é sucesso absoluto de público e teve todos os ingressos vendidos em poucas horas. As vendas extras já estão abertas pelo site oficial da Serra Verde Express e os lugares novos são limitados.
A história se passa entre a plataforma da estação ferroviária e uma miniviagem nos trens de luxo. No enredo, membros da Escola de Magia e Bruxaria de GreenRidge buscam novos alunos para integrar as turmas de GralhaZulis e Capivarius. O evento inclui ainda aulas de poções, realidade aumentada, drinks mágicos, gastronomia típica e música medieval. Serra Verde Express - Estação Rodoferroviária de Curitiba (Av. Presidente Affonso Camargo, 330, Jardim Botânico)
São Paulo – Estreia comédia musical “Acordei Cantando” – O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e União Química farmacêutica apresenta a comédia musical “Acordei Cantando”, que estreia sua temporada no sábado, 1º de julho, às 20h, no Teatro Fernando Torres.
O espetáculo, que fica em cartaz até o dia 27 de agosto, com sessões de sexta a domingo, foi escrito por Ricardo Ripa, tem direção musical e as músicas originais são de Ricardo Severo, com direção geral de Jarbas Homem de Mello.
“Acordei Cantando” conta a história de uma atriz, no auge da carreira, que está casada com um importante advogado que parece não ter nenhuma vocação artística . Porém, com a ajuda de um hilário médico oriental, um dia ele amanhece cantando.
São Paulo - Grupo Garagem 21 estreia versão feminista de “Dias Felizes”, de Samuel Beckett - Inspirado no teatro de Tadeusz Kantor e na linguagem de HQs e desenhos animados, o grupo Garagem 21 estreia “Dias Felizes”, de Samuel Beckett, no Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295, Lapa, São Paulo, SP), no dia 6 de julho, quinta-feira, 21h. A direção é de Cesar Ribeiro, com atuação de Lavínia Pannunzio e Helio Cicero, respectivamente, vencedores dos prêmios Shell e APCA; e Mambembe e Apetesp.
Uma das obras-primas do escritor irlandês ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1969, o texto traz a história de Winnie, uma mulher de 50 anos que dialoga de modo otimista sobre um passado glorioso e a esperança de dias melhores. Nessa condição precária, em um cenário desértico, ela se agarra às palavras e a seus últimos pertences para enfrentar a passagem do tempo e comandar seu universo de esperanças contraditórias com a realidade em que está inserida.
Por meio dessa narrativa, a montagem aborda a desumanização, que condiciona grandes parcelas da população a uma cidadania de segunda classe: o isolamento, a escassez de recursos, a natureza hostil e a oposição entre os desejos de luta pela vida e desistência diante das adversidades configuram a obra como uma representação do abandono pelo Estado, pela coletividade e por qualquer suposta divindade organizadora. A proposta de montagem segue a investigação dos sistemas de violência característica do grupo Garagem 21.
Dias Felizes - foto Bob Souza
São Paulo - Passo de Arte Grand Prix, que chega a sua 30ª edição, reunirá mais de três mil bailarinos em 10 dias de evento - A cidade de Indaiatuba se torna, a partir do dia 7 de julho, a capital internacional da Dança, com a realização da 30ª edição do Passo de Arte Grand Prix, que reunirá mais de três mil bailarinos de diversas regiões do Brasil e América Latina.
Situada na Região Metropolitana de Campinas (RMC), Indaiatuba (SP) receberá - pelo 17º ano consecutivo - o evento que celebra três décadas de fomento à dança, reunindo mais de três mil estudantes em nove diferentes gêneros, do balé clássico às danças urbanas, e que concorrerão a prêmios em dinheiro que somam R$ 30 mil, troféus e medalhas.
A competição acontece ao longo de 10 dias, distribuída em oito gêneros, subdivididos em subgêneros e categorias, com a realização de duas Galas das Estrelas (momento em que se apresentam os primeiros lugares): uma da fase A, e outra da fase B, e premiação de sete Grand Prix, em cada uma delas.
A mostra competitiva acontece na sala Acrísio de Camargo - que fica no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), além dela o Festival ainda reúne workshops, cursos e uma feira voltada para o segmento. Participam desta edição do Grand Prix bailarinos vindos de 135 escolas, representando 15 estados brasileiros, além de Paraguai e Argentina.
São Paulo - Dias 15 e 16 de julho São Paulo terá o 44º Tanabata Matsuri, maior festival japonês de rua do mundo - O bairro da Liberdade, em São Paulo, será mais uma vez tomado pela história de amor de duas estrelas que foram separadas pela Via Láctea: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu), uma lenda japonesa criada há mais de quatro mil anos e que se tornou tradição oriental desde o século XI. Vega e Altair se encontram uma única vez no ano, em julho, mês em que é realizado o Tanabata Matsuri, por isso conhecido no Brasil como Festival das Estrelas, para simbolizar o amor do casal. A 44ª edição será nos dias 15 e 16 de julho, das 10h30 às 18h, na Praça da Liberdade, com novidades neste ano.
No sábado, haverá apresentações de Taikô (tambores) de grupos, como: ACAL, Mika Yotien e Requitos Gueino Dokokai, além da Parada Taikô às 14h30 por Jya Odori Nagasaki. Ao longo da programação, também haverá ginástica e danças típicas, artes marciais, com destaque para os musicais ao vivo, entre eles a atração internacional Hiroaki Karimata, que estará pela primeira vez no Brasil. Seu show está previsto para às 13h40, e os shows de cantores mirins: Yuzo Jimbara, Yuji Zakimi e Mayumi Shihamizu, Emi Takatuka e Ayumi Takatuka.
Já no domingo, haverá muita dança, como Buyu Bu da ACAL, Lili Mutai, Corpus Line e atrações musicais, entre elas a cantora internacional Aika Honma, com apresentação inédita no festival às 12h25, além do icônico Joe Hirata, a Banda Elisius, Isa Toyota e Takeshi Nishimura, e outros artistas esperados pelos visitantes.
A festividade é considerada o maior evento japonês de rua do mundo, onde são esperados turistas de todo o Brasil e de outros países, que se programam para estarem em São Paulo nesse período para fazerem seus pedidos nos Tanzakus, fitas coloridas que passam por uma cerimônia Xintoísta ao final do festival e são queimados para que a fumaça leve os desejos ao céu e sejam atendidos por Vega e Altair, segundo a lenda.