Televisão

TV Brasil: emissora transmite festejos de São João em PE e BA

Neste sábado (17/6) o público acompanha evento de Caruaru a partir das 22h

Foto: Joa Souza - Governo do Estado
São João em Salvador

A TV Brasil entra no ritmo das festas juninas e, a partir deste sábado (17), transmite ao vivo os eventos que marcam as celebrações de São João nas cidades de Caruaru, em Pernambuco, e Salvador e Amargosa, na Bahia. Esse projeto da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) conta com a parceria da TV Pernambuco e da TVE Bahia, entre os dias 17 de junho e 2 de julho.

A faixa temática TV Brasil nos Arraiais acompanha as performances de artistas renomados, além de trios de forrós, grupos de danças regionais e quadrilhas. Neste sábado, às 22h, o público confere na emissora pública os festejos de São João de Caruaru, diretamente do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, com o sinal produzido pela TV Pernambuco.

Em quatro horas de transmissão, a ancoragem será dividida pelas repórteres Moema França e Nice Lima. Elas estarão no próprio Pátio, apresentando os shows e trazendo informações sobre a festa nos intervalos das apresentações.

Caruaru se transforma na “Capital do Forró” durante o mês de junho. Organizado desde 1984, o evento de São João na cidade conta com centenas de artistas que se apresentam a cada edição em diversos pólos descentralizados: o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, o Polo Cultural da Estação Ferroviária, o Alto do Moura e o pólo itinerante pela zona rural do município.

Já na Bahia, haverá cobertura dos festejos realizados em Salvador (do Parque de Exposições e do Largo do Pelourinho) e Amargosa, com uma das celebrações juninas mais tradicionais do estado. As transmissões da TV Brasil em conjunto com a TVE Bahia estão previstas para os dias 22, 23, 24 e 25 de junho, e na semana seguinte, nos dias 30 de junho e 1 e 2 de julho, e contará com ancoragem nos locais dos eventos.

Com o objetivo de valorizar as tradições da região, a programação de São João em Salvador traz uma grande variedade de atividades artísticas e culturais. A expectativa é de que cerca de 400 mil pessoas prestigiem as festividades. Neste ano, os festejos juninos soteropolitanos se somam à comemoração da Independência do Brasil na Bahia, que completa 200 anos.

Em Amargosa, a festa promove durante o dia aulas de forró, trio nordestino, vila junina com comidas típicas, repentistas e a apresentação de quadrilhas. À noite, no palco principal se apresentam artistas locais e outros de projeção nacional. Em 2023, Amargosa vai celebrar a sanfona como elo entre a cultura do Brasil e a de diversos povos dos mais variados continentes do mundo.