A Bahia já está em clima dos festejos juninos, especialmente no município de Nordestina, que tem como padroeiro São João Batista. Por lá, quase trinta nomes da música brasileira estarão fazendo o povão levantar poeira no tradicional São João antecipado da cidade, que acontece nesse fim de semana, entre os dias 16 a 18. A festa de três dias de muito fole e arrasta-pé, promete muita animação. É só vestir a indumentária, pegar o parceiro(a) e cair na brincadeira, já que à diversidade cultural é bastante rica na comunidade, que fica localizado na região sisaleira, há 350 km da capital.
Neste mês de junho, o som da sanfona pode ser ouvido em quase todo o estado e nesta parte da Bahia, todos os caminhos levam a cidade de Nordestina. O evento caipira tem como palco do arrasta-pé o “Arraiá do Cajueiro”, na Praça de Eventos. O grandioso espaço, nesta época do ano, se enfeita de elementos típicos de São João e ninguém será capaz de apagar os momentos que prometem ser inesquecíveis, porque a festa é autenticamente dos nordestinenes, visitantes e turistas.
Os festejos juninos no município já se constituem em um evento tradicional e consagrado, como um dos mais importantes desta parte da Bahia. Na sexta-feira, 16, sobem ao palco, Moleca 100 Vergonha, Clécio Farra, Del Led, Norminha Araújo, Régis Souza, Silvana Flores, Fernandinho Beira Rio, Sacode Nenem e Maurinho Ferreira. No sábado, 17, a diversidade musical ficará por conta de Toque Dez, Arriba Saia, Silvano Sales, Mirella e Leno, Joquinha Gonzaga, Rozi Matos, Josiel e Forró da Bahia, Zé Milton e Banda Menino da Roça.
No domingo, 18, os ingredientes da animação são: Marcelo e Rayane, Kéa Fernandes, Bonde do Forró, Rock Mattos, Sandro de Castro, Forrozão do Capitão, Crislayne Silva, Robinho Show e Fredinho o Top. Antes, as 15 horas, haverá o arrastão do Cajueiro com trio e o cantor Careca.
Com a previsão de receber centenas de forrozeiros e adeptos procedentes de várias regiões da Bahia, a prefeitura de Nordestina, monta uma mega infraestrutura para apresentação dos artistas, além da instalação de diversas barracas padronizadas, com vendas de comidas e bebidas tipicamente nordestinas. Para garantir a segurança dos visitantes e moradores locais, a prefeita Eliete Andrade disse que a nação forrozeira será protegida pelas corporações das polícias Militar, Civil e Guarda Municipal.
Os moradores da terra dos diamantes e região, vivem essa expectativa, da proximidade da festa há meses. São mais de 60 anos de São João na comunidade, que começou antes de sua emancipação, quando a localidade era conhecida ainda por Cajueiro. Neste período do mês acontece, também, na Igreja Matriz, o novenário em louvor a São João Batista, padroeiro do município. Dezenas de barraqueiros e vendedores ambulantes aproveitam a festa para conseguir uma renda extra, com muito trabalho e bom humor para atender os nativos e visitantes que comparecem a festa.