“Chegou o tempo da fogueira, é noite de São João. O céu está todo iluminado, está todo estrelado pintadinho de balão”. Uma das mais tradicionais canções juninas transmite com perfeição o cenário que se repete todos os anos no mês de junho, e que começa com as homenagens a Santo Antônio, o santo casamenteiro e termina em São Pedro, o santo dos viúvos, passando por São João, o mais querido dos três.
Depois de virar caipira, louva-se Antônio, o que casa, acorda-se com João, o que batiza, e homenageia-se Pedro, o que toma conta das viúvas e autoriza a viagem para o céu. Contudo, a festa de São João é a mais comemorada das três. O São João é, para os baianos, o que o Natal é para os povos europeus. No município de Nordestina, na região sisaleira, a 250 quilômetros da capital, o arrasta-pé acontece de forma antecipado será realizado nos dias 16, 17 e 18 de junho.
De acordo com o espírito dessa época de alegria e sonhos, a cidade, esmera-se para receber os visitantes, transformando-se em verdadeiro “arraiá”, com muitas atrações musicais. Fique por dentro dos artistas confirmados pela equipe da prefeita Eliete Andrade, o que vai rolar na primeira noite, no Arraiá do Cajueiro, no dia 16: Moleca 100 Vergonha, Clécio Farra, Del Led, Norminha Araújo, Régis Souza, Silvana Flores, Fernandinho Beira Rio e Maurinho Pinheiro.
No dia 17, a animação ficará por conta de Toque Dez, Arriba Saia, Mirela e Lenno, Joquinha Gonzaga, Rozi Mattos, Zé Milton e banda Menino da Roça. Para fechar a programação no dia 18, o levanta poeira será comandado por: Marcelo e Rayane, Kéa Fernandes, Bonde do Forró, Rock Mattos, Sandro de Castro, Forrozão do Capitão, Crislayne Silva e Fredinho o Top.
Ao contrário de outras festas, o São João é um acontecimento social que envolve a todos, independente de idade, sexo e credo religioso pois, até mesmo aqueles que não se integram diretamente aos festejos, não se furtam ao prazer das delicias da época como a canjica, a pamonha, o bolo de puba, e o milho assado ou mesmo o amendoim cozido. É o tempo das fogueiras, que ainda resistem ao asfalto, além da sanfona e as emoções ternas que brotam de muitos jovens corações. A festa realizada pela prefeitura, com apoio do governo do Estado, Bahia Turismo e Câmara de Vereadores. A segurança fica por conta das polícias Militar, Civil e Guarda Municipal.