Pedro Oliveira

Artesanato e agricultura na terra do couro

A VIII edição da Feira de Artesanatos de Couro e Produtos da Agricultura Familiar será realizada entre os dias 16 a 18 de junho no distrito de Tracupá, em Tucano, deve atrair centenas de pessoas de várias partes da Bahia e de outros estados. Os eventos que ocorrerão de forma simultânea são uma iniciativa da Cooperativa dos Produtores de Artesanato de Couro da Comunidade – Coopact, e tem contribuído de forma significativa na geração de empregos e renda dos moradores locais.

A feira, que já faz parte do calendário de eventos do município, será marcada por exposição de artefatos de couro como bolsas, cintos, malas, chapéus, carteiras, entre outras, além de produtos da agricultura familiar, como castanha de caju, mel, doce de umbu, doce de licuri, cocadas, bolos de milho, e diversos produtos, delicias típicas do São João. Haverá, também, apresentações culturais como quadrilhas e grupos musicais.

Além do evento fomentar o artesanato de couro, contribui para a agricultura familiar desenvolver políticas da prática de cultivos e a prospecção de novos negócios, além de contribuí de forma positiva na geração da mão-de-obra familiar, papel fundamental na valorização e participação desses trabalhadores na sociedade e economia regional. A feira em Tracupá, que completa 8 anos, só deixou de ser realizado nos dois anos da pandemia do Covid-19.

“A Feira do Couro movimenta e impulsiona um importante segmento da nossa economia, que tem suas atividades concentradas no distrito do Tracupá, conhecido como Terra do Couro. Para nós, é fundamental fomentar o pólo coureiro, contribuindo com o desenvolvimento econômico e valorizando uma consolidada tradição tucanense”, comentou o gestor do município, Ricardo Maia Filho.

Segundo Thiago Nascimento, Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, a gestão municipal tem se empenhado em participar ativamente de eventos que movimentem a economia e enriquecem o já tão vasto e rico arcabouço cultural do município. O pólo coureiro tem crescido muito nos últimos anos, atraindo turistas da Bahia e outros estados, pela qualidade dos artefatos produzidos no distrito.

Com mais de 15 anos atuando no segmento de couro, o empresário Silvio Santana, proprietário da loja Santana Couro no distrito de Tracupá, comentou que, antes da participação da Feira de Artesanatos de Couro, estará expondo produtos feitos pela empresa como: carteiras, bolsas, cintos, mochilas, entre outros, no Bahia Expo & Negócios, no decorrer desta semana, entre os dias 18 e 21, no Centro de Convenções de Salvador. A Coopact também marcará presença ao evento juntamente com outras empresas do distrito.

O diretor comercial da Coopact, Adriano Ferreira, disse que a feira de couro atrela o produto à moda e promete contar com cerca de 20 expositores da comunidade, com vendas no varejo e atacado. “A atividade coureira envolve cerca de 3 mil moradores que trabalham nas tendas, uma tradição de quase um século, desde que antigos moradores começaram a produzir bainhas de fações, chapéus, cintos de couro de boi e outros objetos, ainda de forma bastante rústica. Hoje, a maioria das peças são feitas em couro industrializado, adquiridos em outras regiões do país!”, pontua.

A feira, organizada pela Cooperativa de Produtores de Artefatos de Couro da Comunidade do Tracupá, conta com apoio da prefeitura e de importantes parceiros, como o Sebrae e o Governo do Estado, por meio da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional).