Eh! Seu menino, estou me sentindo em férias, curtindo a cidade como quase nunca pude fazer, apreciando todas as cores, todas as nuances do mar e das nuvens, curtindo tudo o que Salvador tem de bom. E tem muita coisa boa mesmo.
Deixa eu explicar o que acontece: as irmãs Carmen e Ana estavam aqui comigo desde o Ano Novo, mas precisaram ir ver algumas coisas em suas casas, e viajaram. E eu precisava fazer um monte de exames médicos (coisas da ‘veice’, fio, não se preocupe) aí fui ficar uns dias na Pituba com a minha amiga-irmã, Mira Bastos, que tomou férias e assumiu o compromisso de me levar para os médicos, raio X, esses babados todo. Dou trabalho? Dou. Mas o bom amigo está semre pronto para dar uma força quando necessário, não é, Mi?
Estou aqui há quase um mês, curtindo uma vista maravilhosa do 5º andar do Condomínio Interlagos, que tem uma pracinha aconchegante e, acreditem, a lagoa dos Patos fica aqui bem na frente, o que aumenta a atração do local. ‘Quié’ que eu quero mais, lindinho? Só quero você pra me fazer companhia. Com uma taça de vinho na mão. Tintim.
Quando não estou sofrendo nas mãos dos ‘dotô’, fico despojada num sofá vendo televisão e tomando meu vinho; ou vou andar em volta do laguinho com Loly, minha cachorrinha. Mas na hora que Mira pega as chaves, eu mais que depressa pulo para o carro, e com Loly. Não quero nem saber para onde ela vai, pois nem faço questão de sair do carro.
Fico no carro olhando, apreciando a mudança das nuvens, o caminhar das pessoas, pensando se estão preocupadas ou felizes e imaginando como é a vida delas atrás de cada janela dos prédios. Essas coisinhas triviais, meu benzinho, que eu nunca pude fazer com a vida atribulada que eu tinha, dobrando o dia entre jornal e universidade. Descobri que a vida tem muitos encantos, meu benzinho e temos que saber aproveitar.
Hoje, para mim, o melhor lugar é estar é no banco do carona, ao lado do motorista. Que maravilha de lugar! Colo o nariz no vidro e fico apreciando todos recantos lindos desta cidade enquanto a amiga quebra a cabeça com as curvas, as sinaleiras e com as barbeiragens dos irresponsáveis, neste trânsito que é sempre caótico.
Reparo muito na criatividade, no design dos edifícios, alguns muito lindos. Arquiteto é um grande artista. Gosto de olhar com calma os coqueiros, a sinuosidade das praias, de observar a estrutura fantástica dos monumentos, dos recantos encantadores da cidade, coisa que não podemos fazer quando estamos embaraçados com a direção ou xingando o cara que nos deu uma ‘cortada’ em que quase batemos o carro. Fico muito feliz, linda e loura como ‘carona’, he-he.
Ah! Mira faz aniversário no mesmo dia do descobrimento do Brasil e para comemorar, fomos almoçar no Rei do Pirão, que tem um cardápio variado e delicioso, além de um excelente atendimento, com rapazes muito simpáticos. Marseille, a sobrinha amadinha de Mi e minha afilhada querida, estava lá com os papais Marli e Sérvulo para cantar o parabéns. Foi um dia muito saboroso, digo, afetuoso, he-he. Comi feito uma princesa. Amei.
Mas agora, vamos cuidar da nossa barriguinha, que está faminta. Liguei para a loura linda e minha amiga amadinha, Elíbia Portela, e pedi uma receita para deixar você, minha lindinha, bonita, gostosa, e de bem com a vida. Elíbia está lançando um e-book com as 20 melhores receitas de bacalhau, ingrediente que ela ama. E eu também. Bacalhau com natas, com batata, a portuguesa, suflê, moqueca, risoto, ceviche, escondidinho,salada, tem bacalhau de todo tipo e pra todo gosto, lindinha. Aventai a postos, vamos para a cozinha preparar esta delícia que Elíbia nos mandou para cativarmos nosso amorzinho.
Bacalhau à Lagareiro com batatas ao murro
Ingredientes (para 4 pessoas):
-- 600g de lombo de bacalhau dessalgado
-- 500g de batatas pequenas (bolinhas)
-- Azeite de oliva, salsinha e sal grosso a gosto
-- 10 unidades de tomate cereja
-- Galhinhos de alecrim.
Modo de fazer:
1 - Começar por distribuir as batatas (com cascas, previamente bem lavadas) em uma assadeira ou refratário já com uma pequena camada de sal grosso. Espalhar também alguns dentes de alho ainda com cascas e regar com azeite de oliva a gosto. Cobrir tudo com papel alumínio e assar a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até que as batatas fiquem macias.
2 - Grelhar os lombos de bacalhau em uma frigideira quente, pincelada com azeite de oliva, por cerca de 7 minutos, e virar, para cozinhar do outro lado por mais 7 minutos. Provar e, se necessário, adicionar um pouco de sal. Assim que o bacalhau soltar lascas, retirar do fogo e reservar num prato refratário.
3 - Quando as batatas estiverem prontas, sacudir o sal e achatá-las individualmente com um murro (de leve, viu, amiga) e colocá-las num prato refratário, ao redor do bacalhau já grelhado.
4 - Numa frigideira à parte, saltear em uma colher de sopa de azeite, alho em lâminas ou picado, cebola cortada em pétalas , buquês de brócolis, tomates cerejas, e galhinhos de tomilho. Transfira-os para a travessa onde está o bacalhau grelhado e as batatas ao murro.
5 - Juntar as azeitonas pretas e os dentes de alho que foram assados junto com as batatas, regar com mais um fio de azeite e complementar com salsinha picada.
Pode acompanhar com arroz branco, saboreando também um vinhozinho tinto bem gostoso. Bom apetite!