Cinema

Mostra Ecofalante de Cinema chega a Camaçari e Dias D Ávila

Produções premiadas em festivais nacionais e internacionais farão parte do evento

Foto: Divulgação
?Amazônia, A Nova Minamata??

A preocupação com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade têm sido pautas cada vez mais presentes em debates globais, e por isso que conscientizar as novas gerações tem se mostrado um instrumento importante no combate às mudanças climáticas. A Ecofalante e a BASF, via Lei de Incentivo à Cultura, levam à região metropolitana de Salvador um festival de filmes nacionais e internacionais que tratam da temática socioambiental.

Em abril e maio, as cidades de Camaçari e Dias D’Ávila receberão sessões da Mostra Ecofalante de Cinema, considerada um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais. As atividades fazem parte da Mostra Ecofalante de Cinema - Bahia 2023, que iniciou em Salvador nas últimas semanas. O evento também chega no Recôncavo da Bahia no segundo semestre, com sessões em Cachoeira (31 de julho a 9 de agosto) e Cruz das Almas (31 de julho a 10 de agosto).

Em Camaçari, as exibições acontecem entrem os dias 24 e 29 de abril, com sessões no Teatro Alberto Martins, na Cidade do Saber, no Teatro da Pracinha e nos campi de Camaçari do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os alunos do ensino fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública municipal, participaram das exibições, a previsão é que o evento atinja mais de 4000 alunos. Também participam do evento, estudantes da UNEB, do IFBA, da UniFamec e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Já em Dias D’Ávila, as apresentações serão entre 24 de abril e 05 de maio, na Praça CEU no bairro Vargininha. Os alunos do ensino fundamental I e II das escolas da rede pública municipal participarão das sessões, com estimativa da presença de mais de 1200 alunos. As sessões são totalmente gratuitas.

O festival também prevê que seus filmes estejam presentes em um circuito universitário com sessões de debate para estudantes de ensino médio, técnico e fundamental das redes estaduais e municipais de educação.

O apoio da BASF ao festival se dá pela importância do tema na empresa. Para Tânia Oberding, Diretora do Complexo Acrílico da BASF, o cinema é uma ferramenta poderosa para expandir as possibilidades de educação ambiental para as novas gerações, aprofundando seu entendimento sobre o mundo atual. “A Mostra pode ser de grande impacto para cada um desses jovens, além de oferecer uma gama de obras reconhecidas nacionalmente. Dentro de nossas estratégias de engajamento social com as comunidades próximas, há uma preocupação em gerar valor social, financeiro e ambiental para todos”, declara.

Além de projetos com incentivo fiscal para patrocínio, a BASF também fomenta com recursos próprios projetos de impacto social. Em 2022, quase 600 mil pessoas foram beneficiadas pelas 197 ações de engajamento social da BASF na América do Sul. O impacto partiu tanto da rede de parceiros da empresa, como também de seu programa de voluntariado, que conta com cerca de 1 mil colaboradores em todo o continente.

Destaques da programação

Dentre os destaques da programação, o “Amazônia, A Nova Minamata?”, o mais recente filme do consagrado diretor Jorge Bodanzky, que acompanha a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral. Também, está “Rolê -- Histórias dos Rolezinhos”, de Vladimir Seixas, que retrata o movimento de ocupações nos shoppings que escancarou as barreiras impostas pela discriminação racial e exclusão social. O filme, que recebeu uma menção honrosa do júri oficial do evento, acompanha a vida e as lembranças de três personagens negras que participaram destas ocupações e enfrentaram situações traumáticas de racismo.

Dirigida por Chico Guariba e realizada pela OSC Ecofalante, a Mostra Ecofalante de Cinema já alcançou um público de mais de 880 mil pessoas desde sua primeira edição, em 2012. O site oficial do festival, com informações da programação, pode ser acessado pelo link.

Mostra Ecofalante de Cinema - Bahia 2023

Dirigida por Chico Guariba e realizada pela OSC Ecofalante, a Mostra Ecofalante de Cinema já alcançou um público de mais de 880 mil pessoas desde sua primeira edição, em 2012. O site oficial do festival, com informações da programação, pode ser acessado pelo link. A 12ª edição do festival acontece de 31/05 a 14/06, em São Paulo. A Mostra Ecofalante de Cinema - Bahia 2023 é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Ela tem patrocínio da Taesa e da BASF e apoio da Drogasil e da IHS Brasil.

Tem apoio institucional da Prefeitura de Salvador, do Governo do Estado da Bahia - por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), da Fundação Pedro Calmon (FPC) e das Secretarias de Cultura, Meio Ambiente e Educação -, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Embaixada da França, Instituto Goethe, The Film Foundation, World Cinema Project, Cineteca di Bologna, WWF-Brasil, 350.org e Programa Ecofalante Universidades. O hotel oficial do evento é o Hotel Bahia do Sol. A produção é da Doc & Outras Coisas e a coprodução é da Química Cultural. A realização é da Ecofalante e do Ministério da Cultura.