Descerramento da placa de lançamento da pedra fundamental do Campus do Senai Cimatec Sertão
Foi lançado nesta quinta-feira (13), na zona rural do município de Conceição do Coité, a Pedra Fundamental do Campus do Senai Cimatec Sertão e do Laboratório de Desenvolvimento de Produção (LPD), voltado para elaboração de projetos e pesquisa de desenvolvimento para produção de energia renovável a partir da exploração do potencial da planta do sisal, o agave, como fonte de biomassa para a produção de etanol, biogás e outros.
A intenção é criar condições técnicas, econômicas, sociais e ambientais que fortaleçam o Sertão Nordestino, gerando emprego e renda para as comunidades locais e sustentabilidade ambiental.
A parceria firmada pela Shell Brasil, que celebra 110 anos no Brasil, e o Senai Cimatec, para iniciar a nova fase do programa BRAVE (Brazilian Agave Development da Agave Brasil), prevê o desenvolvimento de tecnologias de mecanização para o plantio e a colheita (BRAVE Mec) e de processamento de diferentes espécies de agave (BRAVE Ind). Ambas as frentes de atuação vão ocorrer simultaneamente ao longo de cinco anos.
Segundo os responsáveis pelas empresas, o lançamento do campus é de extrema relevância para aquecer a economia regional. A assinatura que pactuou a parceria entre a Shell Brasil e o Senai Cimatec, dá início a uma nova fase do programa. A vegetação sisaleira muito explorada pelo artesanato, inclui a planta agave, que se destaca na produção de energia limpa, devido ao potencial energético mais vantajoso que o da cana-de-açúcar.
O Senai Cimatec se soma à parceria já firmada desde novembro de 2022, entre a Shell e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para desenvolver soluções biológicas para aumento da produtividade do Agave (BRAVE Bio).
Com investimento de aproximadamente de R$ 100 milhões, o BRAVE é financiado pela Shell Brasil, utilizando recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da EMBRAPII.
“Dentro da estratégia da Shell ‘Impulsionando o Progresso’ temos 4 pilares: gerar valor para acionistas, impulsionar vidas, respeitar a natureza e zerar emissão líquida de carbono, e o BRAVE consegue entregar resultados em todos os pilares. É um projeto realmente diferenciado, inovador e transformacional” comenta Alexandre Breda, gerente de Tecnologia de Baixo Carbono da Shell Brasil.
Atualmente, a empresa investe cerca de R$ 600 milhões em projetos de Pesquisa & Desenvolvimento no país, sendo 30% dessa verba destinada a iniciativas para a transição energética, como é o caso do programa BRAVE.
O presidente do Consisal, Vonte de Merim, prefeito do município de Retirolândia, destacou a importância do projeto. “Cada prefeito que está aqui, sabe das dificuldades que sofremos com a falta de geração de emprego e renda. Tenho certeza, que agora o nordeste baiano está sendo visto. Graças a Deus que chegou o nosso momento de agradecer a essas pessoas que estão contribuindo para trazer melhorias na qualidade de vida para nosso povo”.
A cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental, ocorrida no ‘coração’ da região sisaleira, Coité, contou com o vice-governador do estado, Geraldo Júnior; o gerente executivo do Senai Cimatec, André Oliveira; o diretor da Agência de Inovação da UNICAMP, Renato Lopes, o presidente da FIEB, Ricardo Alban; o diretor da ANP, Daniel Vieira; e o gerente geral de Tecnologia e Inovação da Shell Brasil, Olivier Wambersie. Deputados, secretários estadual, prefeitos de 11 municípios, ex-prefeitos, vereadores, empresários, entre outros.