Estudantes do ensino médio da rede pública de educação da Bahia, em Salvador, podem se inscrever até domingo (9/4) no projeto Força Jovem - Audiovisual Construindo Futuro Solidário. Realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), com o apoio da Secretaria de Educação (SEC), o projeto visa oferecer capacitação, por meio de oficinas de formação técnica, em todos os elos da cadeia do audiovisual. Ao final, 24 obras serão produzidas, filmadas, editadas e lançadas com os créditos dos alunos.
No ato da inscrição, é preciso apresentar uma proposta de curta-metragem - ficção ou documentário - de acordo com os 12 temas sugeridos (saúde mental, violência, política, trabalho, esporte, educação, diversidade, novas tecnologias, meio ambiente, identidade negra, cultura e sexualidade). Serão selecionadas 24 propostas, duas de cada tema, e os seus representantes deverão participar de sete oficinas: roteiro, produção, direção de arte, direção cinematográfica, operação de câmera e fotografia, operação de áudio, edição e finalização. Os alunos receberão um certificado de conclusão.
O coordenador do projeto é o cineasta Antonio Olavo, da Portfolium Laboratório de Imagens, que já produziu 19 filmes (entre eles "Paixão e Guerra no Sertão de Canudos" e "Revolta dos Búzios") em 47 anos de carreira. Olavo tem visitado escolas para divulgar a iniciativa e diz se tratar de "oportunidade rara" para quem aspira a um lugar num mercado de trabalho em expansão, em virtude da tecnologia, das políticas públicas, editais e leis de incentivo. "Temos a curto prazo perspectivas muito boas. Hoje existem mais de 700 produtoras de cinema na Bahia. A primeira coisa que digo a esses estudantes é que a linguagem do audiovisual possibilita exercitar a criatividade, a perenização da memória e um horizonte de profissionalização futura". Maiores informações: https://bio.link/forcajovem