Pedro Oliveira

Tucano festeja 186 anos de emancipação

A comunidade tem como origem a aldeia de índios da tribo tucanos

Missa solene em Ação de Graças, na Igreja Matriz, hasteamento de bandeiras, corrida Oásis do Sertão, ato político, festival de cultura, teatro, dança, manifestações culturais nativas, shows musicais com a banda Favorita e os cantores, Rangel Souza, Fabricio Silva, corte de bolo, apresentação da Orquestra Sisaleira, de sanfoneiros, de banda de pífanos e concurso de talentos “Monte Santo”,  marca, nesta terça-feira (21), os 186 anos de emancipação político-administrativa do município de Tucano, na região sisaleira, há 270 km da capital.

Ainda como parte das comemorações alusivas à data maior da cidade, que transcorre amanhã, foi encerrada nas primeiras horas desta segunda-feira, o Sertão Folia, apontada como uma das melhores micaretas desta região da Bahia. A festa momesca, levou milhares de foliões, moradores, visitantes e turistas, ao circuito da festa que teve como convidados Léo Santana, Timbalada, Psirico, Lá Fúria, Oh Polêmico, Jammil, Filhos de Jorge, Edcity, Oh Proibido e Axé e Beijo.

O prefeito Ricardo Maia Filho destacou o sucesso do evento, que faz parte das atividades de aniversário da cidade. Além de comemorar o sucesso do Sertão Folia, o gestor ressaltou a sua importância no aquecimento da economia local, ao gerar centenas de trabalhos temporários para os moradores locais. No dia 17, véspera da micareta, o gestou inaugurou na sede de Tucano e no distrito de Caldas do Jorro, uma moderna Central de Videomonitoramento, com câmaras de última geração, que vem sendo operada pela Guarda Municipal.

Histórico, turismo e artesanato

A comunidade tem como origem a aldeia de índios da tribo tucanos, que habitou na região, resultando na criação do distrito em 1754. Em 1837, o lugarejo foi elevado à categoria de vila e criado o município. Ocupando uma área territorial de 2.436 km², o município de Tucano, foi fundado em 21 de março de 1837 e hoje possui uma população de 52.418 habitantes. Economicamente, a cidade tem seu desenvolvimento na agricultura (milho e feijão), pecuária (bovinos, ovinos e caprinos) e no turismo, com destaque para os distritos de Caldas do Jorro, famoso por suas águas quentes e medicinais, e Jorrinho, reconhecido pelo sabor incomparável do bode assado.

Destaque também para a produção de artesanatos derivados do couro como bolsas, carteiras, cintos, roupas e outras peças, produzidas principalmente no distrito do Tracupá. Além disso, o município é produtor de artesanato confeccionado com palha, cipó, madeira e cerâmica.

No setor turístico, destaque para o distrito de Caldas do Jorro, com suas águas deliciosas e inusitadas, com propriedades terapêuticas que tem grande poder curativo e são indicadas no tratamento de doenças alérgicas, dermatoses reumáticas, gastrointestinais, entre outras, cuja temperatura é de 36ºC. “Um oásis milagroso no meio do sertão baiano”.

Outra opção é visitar as famosas grutas que existem no município. A mais famosa, a gruta do Buraco do Vento, que fica localizada a 7 km da sede de Tucano, com belíssimas formações rochosas esculpidas pela própria natureza. A Cachoeira do Inferno é outro local atrativo e de rara beleza - bonito e agradável -, distante a 45 km da sede do município.