Missa solene em Ação de Graças, na Igreja Matriz, hasteamento de bandeiras, corrida Oásis do Sertão, ato político, festival de cultura, teatro, dança, manifestações culturais nativas, shows musicais com a banda Favorita e os cantores, Rangel Souza, Fabricio Silva, corte de bolo, apresentação da Orquestra Sisaleira, de sanfoneiros, de banda de pífanos e concurso de talentos “Monte Santo”, marca, nesta terça-feira (21), os 186 anos de emancipação político-administrativa do município de Tucano, na região sisaleira, há 270 km da capital.
Ainda como parte das comemorações alusivas à data maior da cidade, que transcorre amanhã, foi encerrada nas primeiras horas desta segunda-feira, o Sertão Folia, apontada como uma das melhores micaretas desta região da Bahia. A festa momesca, levou milhares de foliões, moradores, visitantes e turistas, ao circuito da festa que teve como convidados Léo Santana, Timbalada, Psirico, Lá Fúria, Oh Polêmico, Jammil, Filhos de Jorge, Edcity, Oh Proibido e Axé e Beijo.
O prefeito Ricardo Maia Filho destacou o sucesso do evento, que faz parte das atividades de aniversário da cidade. Além de comemorar o sucesso do Sertão Folia, o gestor ressaltou a sua importância no aquecimento da economia local, ao gerar centenas de trabalhos temporários para os moradores locais. No dia 17, véspera da micareta, o gestou inaugurou na sede de Tucano e no distrito de Caldas do Jorro, uma moderna Central de Videomonitoramento, com câmaras de última geração, que vem sendo operada pela Guarda Municipal.
Histórico, turismo e artesanato
A comunidade tem como origem a aldeia de índios da tribo tucanos, que habitou na região, resultando na criação do distrito em 1754. Em 1837, o lugarejo foi elevado à categoria de vila e criado o município. Ocupando uma área territorial de 2.436 km², o município de Tucano, foi fundado em 21 de março de 1837 e hoje possui uma população de 52.418 habitantes. Economicamente, a cidade tem seu desenvolvimento na agricultura (milho e feijão), pecuária (bovinos, ovinos e caprinos) e no turismo, com destaque para os distritos de Caldas do Jorro, famoso por suas águas quentes e medicinais, e Jorrinho, reconhecido pelo sabor incomparável do bode assado.
Destaque também para a produção de artesanatos derivados do couro como bolsas, carteiras, cintos, roupas e outras peças, produzidas principalmente no distrito do Tracupá. Além disso, o município é produtor de artesanato confeccionado com palha, cipó, madeira e cerâmica.
No setor turístico, destaque para o distrito de Caldas do Jorro, com suas águas deliciosas e inusitadas, com propriedades terapêuticas que tem grande poder curativo e são indicadas no tratamento de doenças alérgicas, dermatoses reumáticas, gastrointestinais, entre outras, cuja temperatura é de 36ºC. “Um oásis milagroso no meio do sertão baiano”.
Outra opção é visitar as famosas grutas que existem no município. A mais famosa, a gruta do Buraco do Vento, que fica localizada a 7 km da sede de Tucano, com belíssimas formações rochosas esculpidas pela própria natureza. A Cachoeira do Inferno é outro local atrativo e de rara beleza - bonito e agradável -, distante a 45 km da sede do município.