Agenda
Adiberto de Souza

Alas do PT em Sergipe brigam por causa de aproximação com o PSD

Por mais que tentem negar, os petistas vivem uma relação conflituosa desde sempre. Agora mesmo, um grupo da legenda investe, por debaixo dos panos, na aproximação com os governistas de Sergipe.

Outra fatia do PT, porém, quer distância do bloco de situação. Aliás, estes vermelhinhos mais radicais ainda não engoliram o fato de petistas graúdos, entre os quais o presidente Lula, terem literalmente comido no prato do governador Fábio Mitidieri (PSD).

Além do “Barba”, se banquetearam no regabofe do pessedista o senador Rogério Carvalho, o ministro Márcio Macedo e outros menos votados. M

as as brigas internas vão além. Nos bastidores, Rogério, Márcio e o deputado federal João Daniel discordaram sobre a indicação da advogada sergipana Rose Rodrigues para a presidência do Incra.

Por causa de mais este “barraco”, Sergipe perdeu o comando do Instituto, peça importante para a implantação da reforma agrária. Há quem diga que o foco dos desentendimentos são as eleições do próximo ano em Aracaju. Se for, é bom os mais ajuizados do partido chamarem o feito à ordem antes que essa relação de tapas e beijos termine inviabilizando a candidatura do PT à Prefeitura da capital. Danôsse!

Senador peita deputado

O senador Alessandro Vieira (PSDB) ameaça ir à Justiça para obrigar o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP), a retomar a instituição de comissões mistas para analisar medidas provisórias. A Mesa Diretora do Senado aprovou o retorno da medida em fevereiro último, porém a decisão só vale se também for aprovada pela direção da Câmara. Por causa da pandemia, as MPs vinham sendo votadas diretamente nos plenários das Casas do Congresso sem passar antes pelas comissões. “Não há justificativa moral, política nem jurídica para essa ação do presidente da Câmara”, reclama o tucano. Então, tá!

O sertão virando mar

A profecia do beato, cantada pelo Trio Nordestino, fica mais real a cada dia. Na semana passada, pescadores da região de Canindé do São Francisco, a cerca de 200 quilômetros do mar, pescaram nas águas do Velho Chico um camurupim com mais de dois metros de comprimento. Originária do Oceano Atlântico, essa espécie já foi capturada outras vezes por aquelas bandas. Portanto, se o homem continuar desafiando a natureza, “o São Francisco lá pra cima da Bahia/ Diz que dia menos dia, vai subir bem devagar/ E passo a passo, vai cumprindo a profecia/ Do beato que dizia que o sertão ia alagar”. Home vôte!

Valentão punido

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva suspendeu o presidente do Sergipe, Ernan Sena, pela confusão após o apito final na partida do time sergipano contra o Botafogo (TJ), válida pela primeira fase da Copa do Brasil. O STJD não engoliu o fato de Ernan ter agredido com um soco o árbitro da partida, Bráulio da Silva Machado. A suspensão preventiva será válida pelos próximos 30 dias. A confusão começou após o término da partida. O Sergipe, que ganhava o jogo por 1 a 0, eliminava naquele momento o Botafogo, mas levou o empate aos 55 minutos do segundo tempo. Só Jesus na causa!

Orai por eles e elas

Como costumam escrever os colunistas sociais, políticos de A a Z deram com os costados, ontem, em São Cristóvão para prestigiar a procissão de Senhor dos Passos. Esta é uma das festas mais importantes do calendário católico de Sergipe. Segundo o governador Fábio Mitideri (PSD), “caminhar ao lado dos romeiros e participar desse momento, agradecendo pelas bençãos alcançadas, revigora o ânimo e fortalece meu espírito”. Com um olho pregado no andor da imagem e o outro fixo nos fieis eleitores, os políticos caminharam pelas ruas enladeiradas da quarta cidade mais antiga do país, todos pedindo sucesso na vida pública. Amém!

Renda irlandesa

A superintendente do Sebrae em Sergipe, Priscila Felizola, e a estilista Rafa Castro discutiram sobre difusão da renda irlandesa, uma relíquia cultural do estado. Rafa Castro foi quem criou a roupa usada por Expedita Ferreira, filha de Lampião e Maria Bonita, durante o desfile da Escola de Samba Mancha Verde, de São Paulo. Mais de uma centena de mulheres se dedica a fazer renda irlandesa, um dos mais belos e sofisticados produtos do artesanato sergipano. Priscila disse à estilista que o Sebrae será sempre um parceiro do empreendedorismo feminino, que vem gerando autonomia, emprego e renda para as mulheres. Supimpa!

Comando ameaçado

Veja o que publicou no Jornal da Cidade, a coleguinha Thaís Bezerra: “O ex-deputado federal André Moura pode perder o comando do União Brasil após a legenda se juntar ao PP, formando a União Progressista.  Uma abelhinha me contou que a nova agremiação política será coordenada no estado pelo senador Laércio Oliveira (PP). É que, conforme a legislação em vigor, as legendas federadas devem ser comandadas regionalmente por um senador. Caso perca o comando da sigla, Moura vai sentir o mesmo desgosto sentido pela ex-senadora Maria do Carmo Alves, escanteada quando o seu antigo DEM se fundiu com o PSL, formando o União Brasil. Cruz, credo!

Cadê a ciclovia?

Como perguntar não ofende: alguém sabe a quantas anda o projeto para construção de uma ciclovia entre Aracaju e Salvador? Em maio de 2021, a Codevasf fez um barulho dos diabos para anunciar a possibilidade de se iniciar o estudo de viabilidade técnica visando implantação da tal rota de ciclismo entre as duas capitais. Seriam 320 quilômetros de ciclovia à disposição dos amantes da magrela. De lá pra cá, não se falou mais no assunto. Será que não deu pedal? Crendeuspai!

Manutenção garantida

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe vai investir cerca de R$ 452 mil em serviços de manutenção da viatura Autoplataforma Aérea (APA). Adquirido há 10 anos pelo governo estadual, o equipamento tem 16 itens carecendo de manutenção preventiva. A APA é empregada pelos bombeiros em ações de combate a incêndio e resgates, podendo atingir uma altura de aproximadamente 57 metros e possuindo uma bomba com capacidade de expulsão de 6 mil litros por minuto. Tomara que o comando daquela corporação também atenda a uma reivindicação da Associação que representa os militares, e atualize o licenciamento da importante viatura. Misericórdia!

Político indeciso

Sem partido e indeciso até a alma, o ex-deputado estadual Gilmar Carvalho está anunciando aos quatro cantos que disputará as eleições municipais de 2024. Em seu portal de notícias, o distinto informa ainda não ter decidido se será candidato a prefeito ou a vereador. O itabaianense também não sabe por qual município disputará o pleito do ano que vem. No ano passado, Gilmar se filiou ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e registrou a candidatura à reeleição, porém desistiu da empreitada por motivo até agora desconhecido do eleitorado. Marminino!