Cinema

Filme vencedor em Gramado estreia em março nos cinema

Noites Alienígenas o primeiro longa do Acre a chegar aos cinemas

Foto: Divulgação
Noites Alienígenas

Em sua estreia mundial no Festival de Gramado, Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho, fez história. O filme se tornou o primeiro longa do Acre a ser premiado no evento, levando os Kikitos de Melhor Filme, Ator (Gabriel Knoxx), Atriz Coadjuvante (Joana Gatis), Ator Coadjuvante (Chico Diaz), Menção Honrosa ao ator Adanilo Reis, e o prêmio do Júri da Crítica. Com produção da Saci Filmes, NOITES ALIENÍGENAS chega aos cinemas em 30 de março com distribuição da Vitrine Filmes. No Acre, o longa será lançado uma semana antes, no dia 23 de março.

O roteiro, assinado por Carvalho, Camilo Cavalcante e Rodolfo Minari, parte de um livro homônimo escrito pelo diretor. Mas, como ele mesmo deixa claro, livro e filme são coisas distintas. “A gente fez uma adaptação da linguagem literária para a linguagem cinematográfica em um outro ponto que é importante também colocar, porque tanto o livro quanto o filme fala de uma periferia amazônica.”

O filme retrata o lado urbano da cidade de Rio Branco, trazendo personagens cujas vidas são marcadas pela mudança da rota do tráfico que começa a passar pela região. “Hoje essas organizações criminosas são muito presentes. A gente sentiu que isso também era importante. Era importante trazer para o presente e para o contemporâneo o roteiro, que, em cinco anos, entre o livro e o filme, mudou radicalmente. Ali é o cenário que a história se passa.”

Fazer o primeiro longa na região foi um desafio para Carvalho. O diretor nasceu no Rio, mas foi radicado no Acre, onde fundou sua produtora, a Saci Filmes. “Tivemos de encontrar um modelo de produção com profissionais muito profissionais de todo o Brasil, mas que fosse adequado para o tamanho de orçamento que a gente tinha.”

O cineasta também destaca que, ao situar a trama numa Amazônia urbana, o filme apresenta um lado da região pouco mostrado no cinema. “A gente conhece tão pouco e fala tão pouco dessa Amazônia urbana que também é completamente ligada à Amazônia das florestas, e que tem uma riqueza de culturas muito grande.”

Uma das questões centrais em Noites Alienígenas é a identidade brasileira. “É uma grande pauta que o Brasil vive hoje, de reafirmação de suas culturas originárias, de seus povos tradicionais. E o filme também trata essa questão da negação da identidade por meio do personagem do Paulo. Então, acho que o Brasil é o maior dos alienígenas. Ele acaba sendo o reflexo dessa sociedade brasileira em plena transformação.”

Sinopse

Noites Alienígenas aborda o confronto entre cidade e floresta. Onde as duas se encontram, se confundem e se distanciam. O filme fala de resistência, esperança e juventude com um toque de realismo mágico ao abordar o universo da cultura periférica de Rio Branco, cidade amazônica.

Ficha Técnica

Direção: Sérgio de Carvalho

Produção: Saci Filmes

Coprodução: Com Domínio Filmes

Produtores: Karla Martins, Pedro von Krüger e Sérgio de Carvalho

Roteiristas: Camilo Cavalcante, Rodolfo Minari e Sérgio de Carvalho

Produtora Executiva: Karla Martins

Elenco: Gabriel Knoxx, Adanilo, Gleici Damasceno, Chico Diaz, Joana Gatis, Chica Arara, Bimi Huni Kuin, Duace,

Diretor de Fotografia e Câmera: Pedro von Krüger, ABC

Montador: André Sampaio

Diretor de Arte: Alonso Pafyeze

Figurinistas: Mariana Braga, Maria Esther de Albuquerque

Som Direto: Pedro Sá Earp

Diretor de Produção: Clemilson Farias

Produção: Saci Filmes

Coprodução: Com Domínio Filmes

Sérgio Carvalho

Sérgio de Carvalho é formado em Cinema pela Universidade Estácio de Sá, no RJ. Após se formar, mudou-se para o Estado do Acre, na amazônia brasileira, onde criou a produtora de audiovisual Saci Filmes.

Na direção assina as séries de TV:  “Nokun Txai - Nossos Txais”, sobre os povos indígenas do Acre, “O Olhar Que Vem de Dentro”, sobre religiões brasileiras a partir do ponto de vista infantil e “Alimentando a Alma”, sobre culinária e espiritualidade; também o longa documentário “Empate”, sobre os companheiros do líder seringueiro Chico Mendes, o longa metragem “Noites Alienígenas” e o curta em animação “Awara Nane Putane - Uma História do Cipó”, que aborda um mito de criação da cultura yawanawa.

Também, é idealizador e diretor artístico do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira, desde 2010, além de curador  e produtor do festival “People of the Rain Forest”, que acontece em Amsterdam, Holanda, que nasceu em 2021.

Produziu o longa metragem documentário “Bimi, Shu Ikaya”, dirigido por Isaka e Gilson Huni Kuin, que circulou em diversos festivais pelo mundo e ganhou o prêmio de melhor filme no Fórum Doc, de Belo Horizonte e no Festival do Cinema Livre, em Brasília.

É autor do livro de contos “Outros Morangos” e de ficção “Noites Alienígenas”, que inspirou o longa metragem homônimo, vencedor do concurso Garibaldi Brasil de Literatura de 2010, da prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil.