Gastronomia

Aumenta a adesão por clubes de assinaturas no país

Mercado tem espaço para novidades, como a Cozinabox, o primeiro clube de assinatura especializado em itens de cozinha

Foto: Divulgação
Itens de cozinha

Seja por conveniência, conforto, para aproveitar descontos ou se anteciparem a novidades lançadas no mercado, os consumidores estão aderindo mais aos clubes de assinatura no Brasil. Desde as tradicionais, que dão acesso a serviços digitais, como Netflix e Spotify, até as não tradicionais, como as que entregam produtos ou dão acesso regular a outros serviços online, como cursos diversos, calcula-se que já existam mais de 6 mil clubes de assinaturas no país (contra apenas 300 em 2014), segundo o Capterra.

Entre as empresas que estão investindo nesse mercado, está a Cozinabox o primeiro clube de assinaturas especializado em itens de cozinha no país. Lançada há pouco mais de um ano, a empresa já contabiliza mais de 400 assinantes, com crescimento médio de 12% ao mês. São pessoas que se inscrevem para receber, todos os meses, uma nova caixa com produtos inovadores que, avulsos, podem custar até 50% mais do que o valor da assinatura. 

“São itens de diversas marcas, fornecedores, fabricantes brasileiros ou estrangeiros, chefs de cozinha e profissionais do mundo da gastronomia à disposição, todos os meses, na casa dos assinantes, pelo valor equivalente a uma pizza! Cada mês, uma caixa surpresa diferente. Nosso objetivo é oferecer o acesso a produtos diferenciados, além da diversão em receber itens que facilitam sua vida na cozinha, receber algo que vá levá-lo a uma experiencia nova, como temperos diferentes, produtos recém-lançados, novas embalagens e até mesmo itens de cozinha que trarão mais prazer em cozinhar”, afirma o sócio do Cozinabox, Kito Mansano.

De acordo com recente levantamento online do Capterra sobre negócios baseados em assinatura, 9 de cada 10 entrevistados (94%) possui algum tipo de subscrição, seja para ter acesso a serviços ou para receber produtos. Na categoria não tradicional, as caixas de produto parecem ser o tipo de assinatura mais popular –51% dos que possuem subscrições não tradicionais afirmaram tê-la. 

Na Cozinabox, cada assinante recebe, mensalmente, uma caixa composta por 5 a 7 novos itens. Entre os produtos, estão utensílios domésticos, produtos em lançamento, receitas, placas decorativas, produtos artesanais, itens colecionáveis, cupons de desconto, sempre entregues em uma caixa surpresa.

“Além da oportunidade de conhecerem em primeira mão produtos de lançamento, a diversão está na surpresa. Guardamos a sete chaves o tema de cada mês, que só é revelado quando o cliente abre a caixa”, lembra Kito Mansano. 

A ideia do Cozinabox começou com o sócio de Mansano, Leandro Almeida. Amante da gastronomia, foi desenvolvendo um de seus pratos para família que Almeida percebeu a falta de itens em sua cozinha que facilitariam seu trabalho. Assim, imaginou que poderia existir um serviço que fornecesse a ele itens e produtos que suprissem as suas carências. O Cozinabox nasceu, então, como o primeiro clube de assinaturas de itens de cozinha que traz novidades do mercado para dentro de casa, de forma prática e divertida.

Desde então, já foram entregues mais de 10 mil itens para mais de 400 assinantes. Quem chega a qualquer momento para assinar uma nova box na plataforma, também pode encontrar produtos e caixas de edições anteriores na loja online. As assinaturas realizadas até dia 20 de cada mês, recebem a box no mesmo mês.