Gastronomia

Aprenda a harmonizar queijos e vinhos

Veja dicas para escolher o rótulo ideal

Foto: Divulgação
Queijos e vinhos

Acredita-se que o costume de harmonizar queijos e vinhos tenha surgido na Europa, mais especificamente na França - o berço de queijos clássicos que se difundiram pelo mundo, como o brie, o camembert, o roquefort e o gruyere. 

Há quem diga que cada categoria de queijo deve ser saboreada com um estilo de vinho. Cibele Siqueira, sommelière da Wine, concorda com essa regra, mas lembra que nem sempre é fácil colocá-la em prática. “Receber os amigos em casa com uma bela tábua de queijos requer praticidade.

Quando muitos estilos de queijos são disponibilizados, fica complicado oferecer um vinho para acompanhar cada um deles. Para tornar essa experiência mais divertida e leve, a solução é apostar em vinhos que possam transitar entre os estilos de queijos como o Ballade Cabernet Sauvignon Rosé 2022 e o Costero Reserva D.O. Valle de Leyda Pinot Noir 2020. Ambos são excelentes para equilibrar o paladar após cada degustação de queijos”, explica a especialista.

https://www.wine.com.br/vinhos/ballade-cabernet-sauvignon-rose-2022/prod28753.html

https://www.wine.com.br/vinhos/costero-reserva-d-o--valle-de-leyda-pinot-noir-2020/prod26044.html

A sugestão é uma tradicional macarronada com molho de queijos, que pode ser harmonizada com um vinho branco que apresente uma boa acidez como o espanhol Esteban Martin D.O.P. Cariñena Chardonnay Macabeo Blanco 2021 ou um rótulo elaborado com a uva malbec de corpo médio como o argentino Altivo Vineyard Selection Malbec 2020. E, se a receita escolhida for um típico Mac & Cheese americano, a dica é apostar num vinho branco como Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Sauvignon Blanc 2022, um chileno repleto de personalidade, mas fácil de beber graças ao frescor que proporciona. 

https://www.wine.com.br/vinhos/esteban-martin-d-o-p-carinena-chardonnay-macabeo-blanco-2021/prod28077.html

https://www.wine.com.br/vinhos/altivo-vineyard-selection-malbec-2020/prod26883.html

https://www.wine.com.br/vinhos/baron-philippe-de-rothschild-mas-andes-sauvignon-blanc-2022/prod28637.html

Se a ideia é fugir da cozinha e pedir uma pizza, o sabor quatro queijos não pode ficar de fora, sendo que combina maravilhosamente bem com um vinho suave como o Ballade Riesling, elaborado com delicadas uvas brancas Riesling do tipo Itálico e Renano. 

https://www.wine.com.br/vinhos/ballade-riesling-2022/prod28755.html

Ir do trabalho direto do trabalho para o happy hour no boteco também é uma excelente ideia. No caso, a dica é pedir um pastel de queijo e acompanhá-lo com um espumante brut que equilibra perfeitamente a gordura da fritura com o Espumante Mirablau Branco, elaborado com um blend das uvas Airén, Verdejo e Chardonnay. Outra opção pode ser um espetinho de queijo coalho, o qual pode ser apreciado na companhia de um Urmeneta Chardonnay 2021, pois este vinho oferece uma boa untuosidade para equalizar o paladar. 

https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-mirablau-branco/prod26951.html

https://www.wine.com.br/vinhos/urmeneta-chardonnay-2021/prod27090.html 

Além disso, vale lembrar que queijos leves sempre fazem sucesso com vinhos brancos de corpo leve e queijos duros ou semiduros pedem vinhos mais encorpados. E, se além de queijos, o prato é composto por proteínas, o segredo é optar por um vinho tinto.