Pedro Oliveira

Cientista tucanense se constitui em voz ativa em prol da biodiversidade


Domingos Cardoso

Coordenador de um projeto fora e dentro do Brasil, o professor de pesquisa botânico do Rio de Janeiro, o cientista tucanense  Domingos Cardoso, agora vai se constituir em voz ativa em prol da biodiversidade da Academia Brasileira de Ciências – ABC -, da qual faz parte como membro afiliado.

O professor de biologia da Universidade Federal da Bahia – UFBA, exerce um papel importante em relação à flora brasileira, notadamente quando se trata da caatinga, foi dispensável contribuição na tarefa de documentais de desvendar evoluções desse bioma.

Atento à causa da biodiversidade ele defende, reiteradamente, a necessidade de informar pesquisadores em todas as regiões do país.

“Catalogar e reconstruir a evolução da biodiversidade é um dos maiores desafios da botânica no país, principalmente frente as ameaças globais de destruições de florestas prismáticas”, garante o professor Domingos Cardoso.

Como resultado do seu criterioso e incansável trabalho em pesquisa ele descobriu na Quixaba de Mandacaru e na Rua Nova, município de Tucano, a primeira “Senna bracteosa”, uma espécie de “São João”, planta da família das leguminosas que faz parte de seus estudos sobre as 30 novas espécies até então desconhecidas pela ciência.

Sobre a sena bracteosa, o professor Domingos Cardoso, relata que foi uma das primeiras espécies por ele catalogadas, com uma especial importância já que “ela só existe no município de Tucano”. O trabalho que realiza o cientista tucanense leva-o sempre a resultados positivos.

“Recentemente cataloguei outra espécie de uma arvore gigante da Amazônia, com o qual homenageei o cantor Hermetro Pascoal. Também homenageei o cantor e compositor Chico Cesar, com outra espécie”.

Natural de Tucano, Domingos Cardoso cursou ciências biológicas na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, pós-graduado na área de sistemática de plantas.

Domingos obtém doutorado sanduiche em Bozeman, Montana, EUA. Ganhador do prêmio Capes de melhor tese da área biodiversidade em 2013, ele agradece a gestão do prefeito Ricardo Maia pelo reconhecimento ao seu trabalho de pesquisa.

“Tucano tem muitos valores, uma história bonita e um povo de indiscutível capacidade. Esse reconhecimento da administração municipal é como um prêmio da maior relevância para mim”, conclui.