Veículos

Entenda como carros elétricos aumentam a qualidade de vida

Além de menos poluentes, eles têm motores com alta eficiência

Foto: Mike B | Pexels/Creative Commons
O aumento nos preços dos combustíveis acabou impulsionando a adoção dos veículos elétricos

Eles reduzem a emissão de poluentes na atmosfera; não causam vazamento de combustível, que pode contaminar o solo e lençóis freáticos; e usam quantidades menores de produtos poluentes como lubrificantes e óleo. Mas a eletromobilidade é também uma forma de conceber cidades mais inteligentes e com mais qualidade de vida para seus cidadãos.

Segundo o engenheiro eletricista Luciano Carstens, gerente de Eletrônica do centro de pesquisa e tecnologia Lactec, os ganhos trazidos pela popularização dos carros elétricos evidenciam a importância de se investir nos setores de inovação e tecnologia, principalmente em um cenário em que a humanidade busca novas soluções para superar desafios como a pandemia, os conflitos entre Rússia e Ucrânia e a crise de combustíveis fósseis, que elevou o preço do insumo.  

"O aumento nos preços dos combustíveis acabou impulsionando a adoção dos veículos elétricos, mas trouxe também críticas de que a geração de energia na Alemanha, por exemplo, feita em usinas termelétricas, significaria que as vantagens da eletromobilidade seriam falácias. Mesmo que toda a energia necessária para recarregar os novos veículos elétricos fosse produzida em termelétricas, o que não é verdade, os ganhos econômicos e socioambientais ainda seriam enormes", defende.

De acordo com ele, esses ganhos são ainda mais expressivos quando considerada a realidade brasileira. "Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), cerca de 85% da nossa matriz elétrica é oriunda de fontes renováveis de energia, então podemos concluir o quão vantajosa e estratégica é a adoção dos carros elétricos", pontua.

Confira 4 pontos levantados pelo especialista que explicam como a eletromobilidade pode ser uma forma de criar cidades mais inteligentes e aumentar a qualidade de vida de quem vive nelas.

Economia na manutenção e na distribuição de combustíveis -  Os veículos elétricos proporcionam uma redução significativa nos custos da distribuição de combustíveis e lubrificantes, desde as refinarias até os postos de abastecimento, que se reflete no preço pago pelo consumidor. 

Também existe uma diminuição nos custos de manutenção, pois eles têm menos componentes mecânicos e um serviço de revisão mais barato, e uma economia superior a 80% nos gastos com abastecimento, já que a eficiência individual dos motores elétricos é melhor. 

Funcionalidade como No-break - Nos horários sem uso ou em caso de necessidade, os carros elétricos podem se tornar fontes de suprimento de energia em situações de emergência. Eles aumentam a qualidade da rede elétrica de distribuição, funcionando como “No-breaks” estratégicos.

Menos poluição sonora - Por não possuírem motores de combustão interna que produzem vibrações e ruídos, os carros elétricos e os híbridos trazem uma redução significativa na poluição sonora. Isso pode se refletir em uma melhor qualidade de vida, principalmente nos grandes centros urbanos.

Praticidade - Os veículos movidos a eletricidade podem ser recarregados em casa, no trabalho, ou em qualquer outro lugar. Assim, não é mais necessário deslocar-se até os postos para abastecer o carro.