Pedro Oliveira

Decreto recomenda uso de máscara em Nordestina


Prefeita Eliete Andrade

Com 29 mortes e 21 casos ativos da pandemia do Covid-19 no município, a prefeitura de Nordestina, na região sisaleira, a 250 km de Salvador, decretou na última segunda-feira (5 de dezembro), a volta do uso de máscaras de proteção na comunidade.

De acordo com a prefeita Eliete de Andrade Araújo, a determinação ocorre por conta da evolução da doença na região que é formada por 25 municípios. O decreto de número 319/2022, divulgado no início da semana pela gestora, obedece às medidas determinadas pelo Decreto Estadual de nº 21.744 de 28 de novembro do ano em curso.

As novas regras têm como intenção conter o avanço da pandemia do Covid-19 na comunidade mediante determinação do uso de máscaras, atendendo medidas e recomendações sanitárias no enfrentamento da doença. Eliete Araújo é a primeira gestora da região sisaleira a adotar o critério de proteção.

Com as mudanças fica obrigado o uso de máscaras em estabelecimentos comerciais, bancários, templos religiosos, escolas das redes públicas de ensino do município, estadual e particular, transportes e órgãos públicos, farmácias, hospital, unidades de saúde, casas lotéricas e demais ambientes fechados.

Concluindo a prefeita Eliete Andrade recomenda o uso de máscara e álcool em gel ou liquido nos ambientes elencados. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, conforme prevê o artigo 196 da Constituição Federal.