A evolução de casos ativos do Covid-19 vem sendo ignorados por parte dos gestores municipais e pela maioria da população da região sisaleira.
A doença, que já ceifou a vida de centenas de pessoas nesta parte da Bahia, ganha uma nova alinhada com a chegada da cepa BQ1 da variante ômicron do coronavírus. Dos 12 municípios do estado que apresentam a nova subvariante do vírus, CoitéConceição do Coité, é o único da região sisaleira, a registrar o caso.
No dia 26, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia - divulgou que encontrou a linhagem BQ1 da variante ômicron do Coronavirus em amostras em residentes no estado. Segundo o Lacem foram sequenciadas 128 amostras e a BQ1 representa um terço desse total em materiais coletados. Além do sequenciamento feito pelo Lacem a Fiocruz detectou mais três amostras com a BQ1.
Gestores da região ignoram a necessidade de uma campanha de conscientização sobre a gravidade da doença e sobre a importância do uso da máscara como forma de conter a sua propagação, evitando a escalada do número de casos. Vale ressaltar que o recém lançado decreto do governo do Estado, obrigando o uso de máscara, vem sendo ignorada pelos municípios.
Com mais de 160 casos ativos do Covid-19, quatro pessoas internadas e uma detectada com a linhagem BQ1 da variante ômicron do Coronavírus, o que se tem observado em Coité, é a prefeitura silenciar o decreto do governo do estado, publicado dia 28 de novembro, sem fazer nenhuma campanha obrigando o uso de máscaras em locais públicos, hospitais, farmácias, unidades de saúde, entre outros setores, como medidas de enfrentamento ao coronavírus.
Moradores que pediram para não serem identificados, mostraram-se preocupados com o avanço da doença, questionando o alto gasto da prefeitura de Coité com a decoração do Natal Luz e aquisição de fogos de artifícios para a virada do ano, por entenderem que a saúde requer uma melhor atenção por parte do município, porque a vida é mais importante do que festas.
Do início da pandemia do coronavírus até o momento, a região do sisal apresenta o seguinte quadro, conforme Boletim Epidemiológico divulgado pelas prefeituras nesta quarta-feira (30): Em Coité, 163 casos ativos, 4 internados e 56 óbitos; Em Retirolândia, 19 ativos e 20 óbitos; Em Valente, 62 ativos e 32 óbitos; Em Santaluz, 206 ativos, 2 internados e 55 óbitos; Em Queimadas, 22 ativos e 34 mortos; Em Nordestina, 8 ativos e 29 óbitos; Em Cansanção, 102 ativos e 43 óbitos.
Em Monte Santo, 25 ativos e 53 mortos; Em Itiúba, 44 ativos e 51 mortos; Em Quijingue, 57 ativos, 2 internados e 25 óbitos; Em Tucano, 65 ativos e 65 mortos; Em Araci, 16 ativos e 57 óbitos; Em Barrocas, 35 ativos e 21 mortos; Em Biritinga, 25 ativos e 9 mortes; Em São Domingos 7 ativos e 10 mortos; Em Riachão do Jacuípe, 17 ativos e 52 óbitos; Em Pé de Serra, 106 ativos e 8 mortos; Em Nova Fátima, 19 ativos e 7 mortos. Os municípios de Teofilândia, Serrinha, Lamarão, Ichu, Candeal e Gavião, não divulgaram os boletins.