Pedro Oliveira

Festa de Todos os Santos movimenta a cidade de Monte Santo


Monte Santo

A religiosidade e o profano movimentam a cidade de Monte Santo, na região sisaleira, há 370 km de Salvador, com a realização de mais uma edição da Festa de Todos os Santos.

A programação religiosa elaborada pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, teve início no dia 22, com abertura do novenário e subida ao Santuário da Santa Cruz.

O evento prosseguirá até o dia 2 de novembro, Dia de Finados. Há dois anos a festa não era realizada por conta da pandemia do coronavírus.

Com mais de dois séculos de tradição, a Romaria de Todos os Santos começou em 1775, com a celebração de uma missa pelo frei capuchinho Apolônio de Toddi, em uma capela improvisada nas imediações do Monte da Santa Cruz.

Anualmente, nesse período, movidos pela fé, centenas de romeiros procedentes de várias regiões da Bahia, chegam à cidade para participarem da romaria de subida ao santuário da Santa Cruz para pagar promessas ou agradecer as graças alcançadas.

O novenário, que vem sendo realizado todas as noites às 19h30min, na igreja Matriz da cidade, prosseguirá até o dia 31 deste mês, com celebração de missas, Oração do Terço da Divina Misericórdia, show com a Banda Rosa de Saron, queima de fogos, arreamento dos estandartes da Santa Cruz e benção dos objetos. No dia 2 de novembro, Dia de Finados, haverá missa as 5, 9 e 21hs.

As festividades profanas, serão realizadas nos dias 31 deste mês e 1º de novembro, com shows musicais. Na primeira noite, segunda-feira, sobem ao palco a banda Brega & Vinho, que tem como vocalista o cantor Homero.

O grupo divide o palco com Amado Batista, Jonas Esticado, Parangolé e Silvano Sales. Na segunda noite, terça-feira, o comando da animação fica por conta dos cantores: Dogival Dantas, Diego e Victor Hugo, Lá Fúria e Nelson Nascimento.