Baseada em cultura, educação, arte, moda e negócios como pilares-chave, a BRIFW (Brazil Immersive Fashion Week: a primeira semana de moda imersiva da América Latina) e o STATE -- centro independente de inovação científica, criativa e de cidades inteligentes -- apresentam caminhos, soluções e novas realidades, sobretudo, no Brasil, ao abrir espaço para conversas, desfiles e exposições que desmistificam temas complexos como Metaverso e Web 3.0.
O evento acontecerá entre os dias 10 e 20 de novembro, em São Paulo e, a BRIFW retomará pelo 3º ano consecutivo, a semana de experiências imersivas de forma phygital - a junção do físico com o digital - e projeta crescimento galopante de interesse de marcas, audiência, salas de desfile físicas e criação de metaversos.“Acreditamos que a moda é uma forma sensível de captar mudanças estruturais na sociedade e, por isso, o evento leva o nome de ‘fashion week’. Mas temos como principal objetivo aproximar as pessoas de temas como imersão, Web3, blockchain, realidades expandidas, inteligência artificial e da cultura que emerge a partir do desenvolvimento dessas tecnologias”, diz Olivia Merquior, especialista em Web3 e idealizadora do BRIFW.
Apesar de acontecer anualmente como uma grande celebração da cultura e moda digital, a BRIFW mantém um calendário de atividades que se estende por todo o ano por meio de um ecossistema de educação em tecnologia que transita por metaversos, competições de realidade aumentada, cursos, premiações e talks com renomados criadores internacionais ligados ao universo descentralizado.
Nesta edição é celebrada a inauguração do NR_Lab projeto idealizado em parceria com o STATE - que fomenta a pesquisa e desenvolvimento de talentos e projetos digitais focados em soluções para a indústria criativa. “Ao juntar o ecossistema do centro de inovação STATE com a?BRIFW?criamos uma grande rede global conectando artistas digitais talentosos, empreendedores e grandes marcas”, completa Jorge Pacheco, fundador e CEO do STATE.
Além de desfiles, exposições, shows e experiências imersivas, a BRIFW3 procura trazer para a discussão as principais pautas que impactam o futuro da cultura. Esse ano, especialmente, o tema “Avatar Influencers” será um dos destaques. A agência de influenciadoras virtuais Biobots participa da BRIFW3 trazendo alguns dos seus principais nomes como Satiko, Pink, Luz, Deby Dry, Eddy e Bert - Sabrina Sato, Boca Rosa, Luiza Possi, Deborah Secco, Duda Nagle e Doutor Alberto Cordeiro respectivamente) para ações híbridas no evento. A economia Direct-to-Avatar já movimenta 50 bilhões de dólares em 2022 e projeta aumento exponencial para os próximos 8 anos. “Precisamos entender o que isso significa e como a economia global está sendo impactada”, alerta Olivia.
Com patrocínio e desfile da Renner, marca pioneira no mercado fashion-tech, a BRIFW3 fala sobre moda para além do vestuário, mas como um meio de aproximação de todas as pessoas com a tecnologia.
A Renner vai apresentar uma coleção no formato de experiência imersiva inédita, além de uma competição de moda digital. “Será uma grande oportunidade para estilistas se atualizarem para a indústria 4.0 com o apoio da maior varejista de moda do Brasil. Gostamos de pensar na BRIFW como um lugar de encontro entre grandes marcas e os novos profissionais do mundo digital”, complementa Olivia.
Em novembro, a BRIFW prevê somar 30 marcas brasileiras e internacionais em desfiles híbridos e digitais. As salas de desfile serão laboratórios de experimentação para marcas testarem novos formatos com tecnologias de ponta. O evento acontece no centro de inovação STATE, na Vila Leopoldina, apresentará um Summit (programa de palestras) com grandes players da indústria, um ecossistema de metaversos e um público engajado em novas tecnologias.
Em apenas dois anos, o line-up da BRIFW passará de 10 para 30 marcas e receberá criadores de 10 países: Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, México, Colômbia, Equador, Uruguai, Venezuela e Peru.
Idealizada em 2019, a BRIFW nasceu em 2020 durante o contexto global pandêmico e demonstra vanguardismo ao ter suscitado discussões e reflexões sobre o metaverso, antes mesmo de Mark Zuckerberg trocar o nome do Facebook para Meta. Mesmo sem definição oficial nos dicionários tradicionais, o novo ambiente tecnológico deve movimentar U$ 800 bilhões até 2024, de acordo com previsão da Bloomberg Intelligence. A BRIFW faz hoje parte da Iara Land, femtech brasileira recém fundada por Olivia Merquior, Bia Blyth, Ana Carolina Kotovicz e Rodrigo Ferraz com o objetivo suprir a demanda por projetos estratégicos relacionados ao Metaverso e Web3.
BRIFW
A BRIFW é a primeira semana de moda da América Latina inteiramente dedicada à integração da moda com tecnologias imersivas e blockchain. A 3ª edição do evento acompanha o tema “Outras histórias: o impacto das novas tecnologias na cultura universal” e acontece do dia 10 a 20 de Novembro, no STATE, em São Paulo, com 30 marcas, projetos e painéis, com patrocínio da Renner. Além disso, a BRIFW também conta uma programação extensa de talks, exposições, cursos e experiências imersivas.