Adiberto de Souza

Uma campanha embolada ao governo

Com o favorito da disputa pelo governo de Sergipe impedido legalmente de participar das eleições, a campanha eleitoral segue embolada. Caso Valmir de Francisquinho, líder todas as pesquisas, não consiga reverter sua inelegibilidade – o que é pouco provável – Fábio Mitidieri (PSD), Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (PSDB) vão chegar no dia as eleições cabeça a cabeça. Pelo menos é o que mostram as últimas consultas de intenção de votos.

Chegarão ao segundo turno os que conseguirem atrair o maior número de eleitores indecisos, que ainda são em quantidade considerável, segundo a última pesquisa feita pelo Ipec e divulgada no final do mês passado. Mitidieri, Rogério e Alessandro também trabalham com a hipótese de parte do eleitorado de Valmir mudar o voto após a Justiça Eleitoral ter lhe negado o registro da candidatura.

Todas as possibilidades estão sendo analisadas pelas campanhas dos três postulantes que aparecem atrás de Francisquinho. Portanto, dizer hoje quem vai para o segundo turno é tão difícil quanto ganhar na loteria.

Qualquer prognóstico nesse sentido tem o mesmo valor das previsões feitas por uma falsa cigana. Misericórdia!

Na terrinha

E quem está hoje em Aracaju é o candidato a presidente da República, Ciro Gomes (PDT). No começo da tarde o distinto concederá entrevista coletiva num hotel da Orla de Atalaia. Em seguida, vai ao Iate Clube participar de um ato em favor de sua candidatura. Organizada pelo prefeito da capital e presidente do PDT, Edvaldo Nogueira, a manifestação promete ser concorrida. Aparecendo bem atrás de Lula (PT) e Bolsonaro (PL) em todas as pesquisas, Ciro tem prometido que, se eleito, acaba com o teto de gastos públicos e taxar a camada social conhecida como super-ricos. Com isso, ele espera baixar impostos de produtos e serviços básicos da população. Então, tá!

Tiete de Zico

Flamenguista de carteirinha, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), se encontrou ontem com o “Galinho de Quintino”. O ex-jogador Zico veio a Aracaju para o lançamento do livro “A História de todos os gols de Zico”. O pedetista e o ex-atleta almoçaram juntos e aproveitaram para discutir sobre o futebol brasileiro e, naturalmente, a boa fase do Flamengo. “Que felicidade e emoção encontrar nosso grande ídolo. Hoje fiz questão de ser tiete, tirei minha foto e peguei um autógrafo desse grande exemplo de jogador, atleta e ser humano”, afirmou Nogueira, um rubro negro de quatro costados. Aff Maria!

Eliane deve recorrer

A vice-governadora Eliane Aquino (PT) concederá entrevista, nesta quarta-feira, para anunciar as providências a serem adotadas por ela após a Justiça Eleitoral ter impugnado sua candidatura a deputada federal. O encontro com a imprensa está marcado para às 11 horas, na sede do PT, em Aracaju. O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral acatou por unanimidade o pedido de impugnação feito pelo Ministério Público, sob a alegação que a vice não se afastou dos conselhos estaduais dentro do prazo de quatro meses antes das eleições. Marminino!

Engana os tolos

Um dia essa coisa muda,
E o candidato no jeito
Aprende a enganar o povo,
Diz no discurso perfeito,
Pretender sim, se eleger,
Mas só querendo fazer
Seu pé-de-meia bem feito.

Os versos acima são do cordelista Adriano Santori. 

Disputa acirrada

Onze juízes de Sergipe concorrem a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador José dos Anjos. Estão disputando a cadeira no Pleno do TJ sergipano, pelo critério de merecimento, os magistrados José Anselmo dos Santos, Fernando Clemente da Rocha, Manoel Costa Neto, Simone de Oliveira Fraga, Bethzamara Rocha Macedo, Sérgio Menezes Lucas, Edivaldo dos Santos, Adelaida Maria Martins Moura, João Hora Neto, Maria da Conceição da Silva Santos, Maria Angélica Garcia Moreno. O Tribunal de Justiça ainda não agendou a sessão para a a escolha do novo desembargador. Aguardemos, portanto!

Bem na fita

O candidato a senador Laércio Oliveira (PP) recebeu um ofício do Ranking dos Políticos informando que ele receberá, mais uma vez, o prêmio ‘Melhor Parlamentar de Sergipe’ na Legislatura 2019/2022. A escolha do nome do pepista ocorreu após minuciosa análise de suas atividades parlamentares realizadas nos últimos anos. A Sociedade civil “O Ranking dos Políticos” avalia senadores e deputados federais, classificando-os do melhor para o pior, em índices de zero a 10, de acordo com os critérios combate aos privilégios, ao desperdício e à corrupção no poder público. Ah, bom!

Belivaldo recenseado

O governador Belivaldo Chagas (PSD) foi visitado, ontem, em seu apartamento por um recenseador do IBGE, que o entrevistou para o Censo Demográfico 2022. Segundo o pessedista, o recenseamento é um importante instrumento para a realização de políticas públicas. Em campo desde 1º de agosto, o Censo já entrevistou mais de 50% da população sergipana. Com previsão de terminar no dia 31 de outubro, a pesquisa visitará todos os domicílios do país. Supimpa!

Política machista

A política partidária continua machista. Maior prova dessa discriminação é a Lei reservando 30% das vagas de cada partido para candidaturas femininas. Admitamos que essa não é a forma mais justa de garantir a representação política da mulher. Ademais, mesmo com tal exigência legal, na prática, as candidatas costumam ser pouco competitivas, principalmente por não contarem com o apoio das legendas, quase todas comandas por homens. Pelo visto, ainda levaremos muito tempo para alcançarmos, particularmente na política, a plena igualdade de direitos nas relações entre homens e mulheres. Creindeuspai!

Promessas repetidas

E o inelegível candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL) tirou a maior chinfra com o fato de o adversário Fábio Mitidieri (PSD) repetir as mesmas promessas feitas por Belivaldo Chagas (PSD) em 2018. As imagens dos programas eleitorais exibidas no instagram pelo político liberal mostram os dois governistas prometendo reduzir a burocracia e ampliar a linha de crédito do Banese para facilitar a vida das micro e pequenas empresas. Por fim, Valmir pergunta como os sergipanos estão suportando ver as mesmas promessas novamente? Home vôte!

Defesa dos idosos

Diante do estado de vulnerabilidade em que se encontram nossos velhos, o deputado estadual Daniel Fortes (Cidadania) vai propor a criação do Conselho Tutelar do Idoso. Segundo ele, 35% dos idosos moram sozinhos, “pois os filhos ingratos abandonam os seus pais, deixam à deriva e passando necessidades”. Daniel revelou ainda que muitos familiares tomam o cartão do banco para ficar com o dinheiro, deixando os pais à míngua. Por fim, o deputado criticou as autoridades, que não tomam qualquer providência para impedir que os idosos sofrerem desamparados. Cruzes!