A cidade de Riachão do Jacuípe a 192 km da capital, entra para o rol dos municípios da região sisaleira blindado com o sistema de monitoramento por câmeras, aumentando a sensação de segurança da população e inibindo a ação de criminosos contra o patrimônio e contra as pessoas que transitam nos locais monitorados. As câmeras instaladas em pontos estratégicos da sede, monitora a cidade 24 horas e pode denunciar as ações criminosas, permitindo à polícia mais agilidade na identificação dos meliantes.
Nesta primeira etapa, o painel de controle do sistema de vídeo monitoramento com 22 câmeras, conta com moderna tecnologia e alta definição, algumas com capacidade de visão panorâmica em 360 graus, com reconhecimento facial e visão noturna. Desse total, 19 estão instaladas no perímetro urbano de Riachão e as demais, nos distritos de Vila Aparecida, Barreiros e Chapada. O sistema operacional em funcionamento desde a última sexta-feira (26), é resultado de um trabalho conjunto da PMBA, 90 CIPM, Ministério Público Estadual, apoio do comércio local, CDL e prefeitura.
A sala de videomonitoramento instalada na sede da 90 CIPM, foi batizada de Soldado Luiz Valdo, um dos policiais mortos em 2000, durante roubo à agência do Banco do Brasil. A família do militar esteve presente ao evento, assim como os Sargentos da Reserva Remunerada: Amaro e Lindoval, que também foram atingidos com arma de fogo na ocasião. Segundo populares, os equipamentos chamam a atenção pela qualidade das imagens transmitidas e a amplitude da área que as câmeras podem captar.
O ato solene foi marcado pelas presenças do Coronel PM Piton; Comandante da Região Leste (CPRL), Tenente Corontel Marco Aurelio; Subtenente do CPRL, dr., Washington Carigé; Procurado de Justiça, dr., Luciano Medeiros; Promotor de Justiça; dr., Danilo (delegado), prefeito Carlos Matos, entre outras autoridades.