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Jeep x Equinox: qual o melhor

Veja, também, os prós e contras de cada um dos modelos

O Jeep Compass é o líder de vendas dos SUVs médios no País desde 2016, quando passou a ser feito em Pernambuco. Já o Chevrolet Equinox começou a vir do México em 2017, como substituto do Captiva. Como os dois foram renovados recentemente e ganharam vários recursos eletrônicos, fizemos um comparativo para ver qual é o melhor.

O Jeep tem motor 1.3 turbo flexível, que gera até 185 cv de potência e 27,5 mkgf de torque. O Chevrolet traz o 1.5 turbo a gasolina de, respectivamente, 172 cv e 27,8 mkgf. Em ambos, o câmbio é automático de seis velocidades.

Neste duelo, o Compass surge na versão S T270, com tração dianteira e preço sugerido de R$ 218.555. Já o Equinox comparece na versão Premier, com 4x4 e preço de R$ 221.990.

"Primo" da picape Fiat Toro e "irmão" do Jeep Renegade, o Compass é compacto esticado para ter dimensões de médio. Neste ponto, o Equinox dá um banho por ter muito mais espaço para pessoas e bagagens.

No mexicano são 4,65 metros de comprimento e 2,72 m de distância entre-eixos. O modelo nacional tem, respectivamente, 4,40 m e 2,63 m.

Equinox leva mais malas

No porta-malas, são pelo menos duas malas médias de vantagem para o Chevrolet. Ou seja, há 470 litros, ante 410 l no compartimento do Compass. A única vantagem do Jeep é a maior altura em relação ao solo, de 202 mm, contra os 160 mm do Equinox. Assim, é, ao menos em tese, mais ajustado para as vias do Brasil.

A ampla lista de sistemas de conectividade, com espelhamento sem fio de celular por meio de Android Auto e Apple Carplay, som premium e painel com tela digital, é comum aos dois carros. Assim como bancos com ajustes elétricos, ar-condicionado de duas zonas e tampa do porta-malas com abertura elétrica. O teto solar é equipamento de série no Equinox e opcional de quase R$ 9 mil no Compass.

Há ainda alerta de risco de colisão e frenagem automática de emergência com reconhecimento de ciclistas, pedestres e outros obstáculos. Assim como faróis Full LEDs com ajuste automático, leitor de faixa e reconhecimento de placas de trânsito, detector de cansaço, assistente de estacionamento e ACC, entre outros.

Jeep é menor e mais leve

Em relação ao desempenho, o Compass conta com até 13 cv a mais de potência, embora o torque dos motores de ambos seja compatível. Porém, o Jeep é menor e mais leve.

Na prática, ambos aceleram com vigor e vão bem nas retomadas de velocidade. Mas o SUV pernambucano tem consumo menor tanto na cidade quanto na estrada. Como resultado, sua autonomia chega a 726 km, ante 637 km do Equinox. Os dados são das fabricantes e correspondem aos números com 100% de gasolina.

Na ponta do lápis, os preços de revisão são bem próximos, na faixa dos R$ 5 mil, assim como os do seguro. Mas o Compass tem mais versões e preços que partem de R$ 170 mil.

Com motor 1.3, a opção de topo do Jeep, batizada de S, tem preço inicial de R$ 217 mil. Assim, há mais opções, o que lhe dá vantagem sobre o rival. Isso explica em parte o fato de o Compass vender até 15 vezes mais que o Equinox.

Assim, embora tenha trunfos importantes, como a cabine e o porta-malas maiores, além de opção de tração integral, o Equinox se modernizou menos que o concorrente. Além disso, o SUV médio da Jeep é mais barato, tem sistema multimídia com tela maior e sistema de conectividade mais intuitivo. Por todos esses atributos, o Compass acabou vencendo este comparativo.

Ficha técnica

Jeep Compass Série S T270
-- Preço sugerido: R$ 218.555
-- Motor: 1.3, 4 cil., 16V, turbo, flex.
-- Potência: 185 cv a 5.750 rpm
-- Torque: 27,5 mkgf a 1.750 rpm
-- Câmbio: Automático, 6 m.
-- Comprimento: 4,40 metros
-- Entre-eixos: 2,63 metros

Pró - Diversidade (produzido no Brasil, SUV tem amplo leque de versões, motor flexível e boa lista de equipamentos)

Contra -Tamanho (geito sobre a base do Renegade, é menor, leva menos malas e só tem tração na dianteira)

Chevrolet Equinox Premier
-- Preço: sugerido R$ 221.990
-- Motor: 1.5, 4 cil., 16V, turbo, gas.
-- Potência: 172 cv a 5.600 rpm
-- Torque: 27,8 mkgf a 2.000 rpm
-- Câmbio: Automático, 6 m.
-- Comprimento: 4,65 metros
-- Entre-eixos: 2,72 metros

Pró - Espaço (além de ser maior e mais espaçoso que o rival, mexicano tem visual moderno e opção de tração nas quatro rodas)

Contra - Ajustes finos (motor 1.5 turbo é apenas a gasolina e o vão livre do solo é bem menor que o do Jeep)