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Hyundai Kona é testado no Brasil

A expectativa é de que o carro seja lançado no País até o início de 2023

Hyundai Kona

A Caoa está testando o Hyundai Kona no Brasil. Embora a empresa não confirme, flagramos uma unidade do SUV compacto com bastante camuflagem saindo do prédio onde fica a sede do grupo, na zona sul da capital paulista. A expectativa é de que o carro seja lançado no País até o início de 2023.

A vinda do Kona faz parte de uma nova fase da parceria entre o grupo brasileiro e a marca sul-coreana. Essa retomada deve começar com o lançamento do Ioniq, ainda neste ano.

Feito na Coreia do Sul, o Kona será posicionado entre o SUV compacto Creta e o médio Tucson. Em 2019, o modelo chegou à Argentina, onde é oferecido em duas versões, com motor 1.6 a gasolina, tração dianteira e 4x4.

Para o Brasil, contudo, virão as opções híbrida de 48V e 100% elétrica. A primeira terá motor 1.0 de três cilindros a gasolina com turbo e injeção direta. A potência é de 120 cv e o torque, de cerca de 20 mkgf.

Segundo a marca, no modo esportivo a potência combinada chega a 141 cv e o torque passa de 27 mkgf. O câmbio deverá ser automatizado de duas embreagens e sete marchas. A tração poderá ser 4x2 e 4x4.

Além disso, o Kona virá repleto de equipamentos, como é de praxe nos carros importados pela Caoa. Entre os destaques, haverá painel de instrumentos digital e configurável de 10,25 polegadas e sistema multimídia também com tela de 10,25" sensível ao toque

Além disso, os recursos de conectividade incluem pareamento de celular via Apple CarPlay e Android Auto. Bem como navegador GPS e Bluelink, a plataforma de serviços da Hyundai que permite conferir dados do carro e ativar comandos à distância pelo telefone.

Outros destaques são o carregador de celular por indução (sem uso de cabo), localizado no console central. Assim como portas do tipo USB-C na dianteira e na traseira, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar, etc.

Além disso, o Hyundai Kona terá controles eletrônicos de estabilidade e tração e sistema de frenagem automática em caso de risco de colisão, com detector de pedestres e ciclistas. Bem como leitor de faixa de rolagem com correção automática e assistente de estacionamento, entre outros.

Kona elétrico

No caso da versão 100% elétrica do Kona, a lista de equipamentos é bem parecida com a da configuração híbrida de 48V. Porém, o visual da dianteira é diferente. Não há, por exemplo, grade vazada, como a dos modelos com motor a combustão.

Além disso, na cabine há head up display, que projeta dados como velocidade e rotas do navegador no para-brisa. Com isso, o motorista não precisa tirar os olhos da via.

Não há câmbio. Para iniciar o movimento ou parar, basta pressionar um botão no console. As opções são "P" (parado), "N" (neutro) "D" (dirigir), "R" (ré).

O Hyundai Kona EV tem motor elétrico síncrono de imãs permanentes. A potência é de 100 kW (cerca de 136 cv) e o torque, de 40 mkgf. As baterias, de íons de lítio e com capacidade de 39,2 kWh, ficam no assoalho, entre os eixos.

A autonomia varia de 305 km a 405 km, no sistema WLTP. Ou seja, o que mais se aproxima do modo de guiar da maioria dos motoristas.

O tempo necessário para repor 80% da carga varia de 4h20 a 9h15 em tomadas convencionais. Em carregadores super-rápidos, de 100 kW, bastam 47 minutos, informa a Hyundai.

Na Europa. há também uma versão com motor elétrico de 150 kW (204 cv). Nesse caso, as baterias têm 64 kWh. O torque também é de 40 mkgf. Porém, a autonomia pode variar de 484 km a 660 km.